Gatices

Para além dos bigodes, miados e ronronados =^.^=

Descrição de chapéu Pets

Petz realiza campanha de castração de gatos em nove estados

Com colaboração de ONGs parceiras, o projeto vai operar 3.000 felinos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma gata de pelagem acinzentada está deitada na grama com dois filhotes, um laranjinha e outro branco e preto, encostados nela
Gata com filhotes na cidade de Cvikov, na República Tcheca - David W Cerny/Reuters
São Paulo

O Grupo Petz vai realizar uma campanha de controle populacional de felinos e castrar 3.000 gatos em nove estados brasileiros: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Ceará, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo. A ação faz parte do programa Adote Petz.

Para selecionar os animais, a empresa conta com a colaboração das mais de 90 ONGs parceiras da rede de pet shops.

O objetivo é reduzir a reprodução e abandono de gatos que vivem em colônias e são considerados semi-ferais —aqueles que não se sociabilizam com humanos.

O controle populacional em colônias também ajuda a diminuir a transmissão de doenças entre os bichanos, como a esporotricose.

A esporotricose, também conhecida como doença do jardineiro, é causada pelo fungo Sporothrix schenckii, que é encontrado na vegetação.

A contaminação ocorre quando o fungo entra em contato com uma ferida ou corte na pele durante a manipulação de plantas, terra, palha e madeira com farpas. O gato infectado, ou qualquer outro bicho, pode transmitir a doença para o ser humano por meio de arranhões e mordidas.

No homem, a doença costuma se manifestar com um nódulo avermelhado, que pode aumentar de tamanho ou vir acompanhado de outras lesões enfileiradas. Também pode ocorrer dor nas articulações e febre. Não há transmissão entre pessoas e o tratamento é feito com antifúngico.

No felino, a doença se caracteriza com o aparecimento de feridas, geralmente na face e nas patas, que progridem para o resto do corpo. O tratamento também é feito com antifúngico.

Siga o blog Gatices no Twitter, Instagram e Facebook.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.