O Ipec divulgou nesta terça-feira (14) sua pesquisa de intenções de voto da corrida presidencial de 2022. No topo, os resultados não surpreendem, com o ex-presidente Lula liderando com folga (48%), seguido por Jair Bolsonaro (21%) e pelos tecnicamente empatados Sérgio Moro (6%) e Ciro Gomes (5%).
Mais abaixo, no entanto, um nome que aparece igualado ao do governador de São Paulo, João Doria, com 2% das intenções, surpreendeu e despertou curiosidade na internet: o do deputado federal André Janones. DEPUTADO QUEM?
Filiado ao Avante-MG, o advogado de 37 anos foi eleito em 2018, puxado pela onda bolsonarista antissistema. Ele ficou famoso nas redes sociais ao gravar um vídeo em apoio à greve dos caminhoneiros naquele mesmo ano. Apesar de nunca ter feito parte da categoria, suas postagens sobre a paralisação dos transportes lideraram o engajamento nas redes.
Em 2020, durante a crise do coronavírus, ganhou ainda mais projeção ao fazer lives no Facebook defendendo o auxílio emergencial de R$ 600. Alguns dos seus vídeos sobre o tema atingiram mais de meio milhão de curtidas.
Embora ainda desconhecido por muitos eleitores, o parlamentar vem construindo uma presença virtual expressiva ao longo dos anos, com quase 8 milhões de seguidores no Facebook, 2 milhões no Instagram e 128 mil no Twitter. Logo após a divulgação do surpreendente levantamento presidencial, ele aproveitou para comentar o fato nas redes.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.