#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação

'Falem dela para todo mundo': usuários lamentam morte de bell hooks nas redes

Ícone do feminismo negro, escritora faleceu aos 69 anos, nos EUA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lauro de Freitas (BA)

A morte da escritora e ativista americana bell hooks causou comoção na internet nesta quarta-feira (15). Considerada uma das maiores intelectuais de feminismo negro, ela faleceu aos 69 anos nos EUA, na cidade de Berea, no Kentucky, onde lecionava em uma faculdade desde 2004.

hooks se tornou conhecida por discutir em suas obras as conexões entre raça, classe e gênero. Ao longo da carreira, escreveu cerca de 40 livros. O nome pelo qual ficou conhecida, na verdade um pseudônimo em homenagem à sua bisavó, era sempre assinalado em minúsculas, como forma de chamar mais atenção para sua mensagem do que para ela mesma.

Após o anúncio do falecimento, a escritora esteve entre os assuntos mais comentados no Twitter. "Feminismo negro está de luto. Todos aqueles que acreditam em uma sociedade sem barreiras deveriam estar de luto", escreveu Winnie Bueno. "hooks me ensinou sobre cuidado. Me ensinou a me amar. A amar os meus", escreveu Jéssica Batan. "bell hooks é uma das responsáveis por me fazer ser a professora e pesquisadora que sou hoje", lembrou o perfil Ravenna. Veja mais reações:

mulher negra
A escritora e ativista americana bell hooks, autora de 'Ensinando a Transgredir', terceiro volume da Coleção Folha - Os Pensadores - Reprodução

.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.