#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu twitter Facebook memes

Lembra-se da 'Luiza, que está no Canadá'? Meme completa 10 anos

Propaganda imobiliária que mencionava intercâmbio de adolescente viralizou em 2012

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Há 10 anos o jornalista e colunista social da imprensa paraibana Gerardo Rabello reuniu sua família para fazer uma propaganda imobiliária em televisão local na Paraíba.

No anúncio da construtora Água Branca, que foi ao ar em 11 de janeiro de 2012, Rabello apresenta o Boulevard Saint Germain, um "novo endereço da sociedade paraibana", com "apartamentos para toda a família, com quatro suítes, sala para três ambientes, e um clube de lazer". E conclui: "É por isso que fiz questão de reunir toda minha família, menos Luiza, que está no Canadá, para recomendar este empreendimento, que eu assino embaixo".

A frase "menos Luiza, que está no Canadá", referência a um intercâmbio da jovem, tornou o vídeo viral na internet e garantiu seu lugar entre os grandes memes da época. Afinal, quem era Luiza, que estava no Canadá? O que ela estava fazendo lá? Por que a informação entrou no roteiro do vídeo?

É difícil explicar porque um conteúdo se torna um meme viral, mas para quem frequentava a internet e as redes sociais naquela época, Luiza foi o assunto dominante por dias.

Ela antecipou sua volta ao Brasil e concedeu entrevistas a diversos veículos de comunicação. O sucesso foi tanto que estrelou seu próprio comercial sobre o empreendimento original. "Você já deve ter ouvido falar de mim, eu sou a Luiza, que estava no Canadá".

Seu meme foi citado em prova de concurso público, seu nome utilizado como pista pelo produtor Boninho sobre participante do Big Brother Brasil ainda aquele ano e​ também conquistou famosos.

Já faz tempo que a Luiza não está mais no Canadá, mas sua história sobrevive ao tempo rendendo diversas citações nas redes sociais desde então. Sendo mencionado, mais recentemente, até mesmo em 'desafio cringe de memes'.

Uma década depois, a paraibana, que está com 27 anos, atua como dentista em João Pessoa (PB) e espera seu primeiro filho, fruto do casamento com o empresário Davi Lira, como contou ao G1.

Coincidentemente também neste dia, há exatos dez anos, outra história surgia para mudar os rumos dos memes na internet brasileira. A Grávida de Taubaté, como ficou conhecida a pedagoga Maria Verônica Aparecida Santos, era entrevistada pelo programa Hoje em Dia, da Record. Na ocasião, o apresentador Edu Guedes não conseguiu conter a emoção diante das doações recebidas para a suposta gravidez de quadrigêmeas. Também apresentadora do programa, Chris Flores desconfiou que o volume da barriga da mulher fosse um enchimento, e pediu a uma repórter que investigasse. Apenas alguns dias depois, a gravidez de Maria Verônica foi revelada uma farsa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.