#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu Twitter memes

Livros com títulos para trás? Tuiteiros julgam tendência de decoração inusitada

Usuários apontam desvalorização da literatura e discutem limites do minimalismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fortaleza

Encontrar um livro numa estante lotada nem sempre é uma tarefa fácil. Mas imagina só se todos os títulos estiverem virados para trás! Pois acredite: há casas em que esse jeito inusitado de guardar os exemplares já se tornou tendência de decoração. Foi o que usuários do Twitter descobriram nesta quarta-feira (12).

Quem levantou a bola para a discussão na rede social foi Fabiana Moraes, colunista do The Intercept Brasil e autora de "O nascimento de Joicy". A jornalista compartilhou com seguidores uma captura de tela do perfil da blogueira norte-americana Lisa Alvey, que posou em frente a uma estante com esse layout pouco usual.

A postagem de Fabiana rendeu muitos comentários que ironizam a prática e apontam a desvalorização da produção literária.

Com quase 18 mil seguidores, a influenciadora Lisa Alvey dá dicas de leitura e compartilha suas aquisições com o público.

Fotos mais recentes mostram que a estante dela está com uma organização mais próxima do comum.

O #Hashtag procurou a dona do perfil @girlsinbooks para entender melhor o contexto da foto. Segundo a blogueira, a imagem é de 2019 e foi feita numa das raras vezes em que aderiu às lombadas ocultas.

A intenção, segundo Lisa, era testar um plano de fundo que combinasse preto com branco, em referência à capa do livro que segura na cena. "Provavelmente, vi uma foto de outra conta com as lombadas voltadas para dentro e quis experimentar a tendência. Na época, não tinha ideia de que isso seria considerado controverso."

Ao contrário do que supunham os tuiteiros sobre os hábitos de leitura da blogueira, Alvey diz que costuma ler pelo menos 50 livros por ano desde que se tornou uma "bookstagrammer", em 2016.

Acostumada a montar e desmontar suas prateleiras para tirar fotos, ela garante que tinha a localização dos livros memorizada, o que facilitava na hora de buscar um título. "Agora que a foto das lombadas ocultas se tornou viral, quero tentar o layout novamente, mas apenas em uma das minhas três estantes."

Vasculhando a internet, dá para ver que Lisa não foi a única a adotar uma proposta mais minimalista ao armazenar seus livros. Basta conferir no Instagram a hashtag #backwardsbooks ("livros para trás", em tradução livre) para confirmar que essa moda já pegou.

Há quem valorize as folhas amareladas.

Alguns já encontraram novos usos para a pilha decorativa de livros.

Assim, você para de esquecer onde colocou os óculos…

E ainda pode deixar seu gatinho feliz!

O caminho para aderir a essa tendência pode ser árduo.

Você pode começar comprando livros por metro.

Ou comprando livros por quilo! Que tal 100 gramas de "Dom Casmurro" e 200 de "Crime e Castigo"? Vai um pouquinho de Paulo Coelho?

Há quem diga que a técnica é mais antiga do que imaginamos. Seria o #backwardsbooks uma tendência VINTAGE?

Bibliotecas já estão aderindo à técnica, como mostrou o ator e leitor voraz Antonio Fagundes. Gostou da nova tendência, Fagundão?

Sucesso entre os blogueiros, fracasso entre os leitores.

Se você é daqueles que morrem de ciúmes dos livros, a ideia pode funcionar.

Os críticos da nova tendência sugerem outro destino para os livros.

De repente, organizar as leituras do mês pode virar um game show.

Mas quando o assunto é decoração, o Brasil já elegeu a campeã de minimalismo…

E você, leitor ou leitora, o que achou dessa tendência de decoração? Pretende aderir ou vai passar a vez? Conte para a Folha nos comentários!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.