#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação

Por que Rebelde e RBD, pré-redes sociais, fascinam jovens até hoje

Novela, banda, série da Netflix e nostalgia alimentam fãs

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pode ser que você nunca tenha vibrado ao ouvir "y soy rebelde cuando no sigo a los demás’’, mas provavelmente conhece alguém que ainda não superou o sucesso feito pela novela Rebelde e a banda RBD.

Em 2004, a emissora mexicana Televisa lançou a primeira adaptação da argentina Rebelde Way, escrita por Cris Morena. Transmitida em dezenas de países, inclusive no Brasil, pelo SBT, a nova versão virou uma febre, e o grupo musical que se formou nas telas ganhou os palcos ao redor do mundo.

Ao saber que a Netflix lançaria uma nova versão da história neste ano, fãs da antiga produção torceram o nariz.

Christopher Uckermann, Dulce María, Christian Chávez, Anahí, Maite Perroni e Alfonso Herrera, protagonistas da novela Rebelde e integrantes da banda RBD/ Foto: Divulgação - Folhapress

Um dos protagonistas do início dos anos 2000, o ator Alfonso Herrera aconselhou o novo elenco no Twitter quando a série do streaming foi ao ar, em 5 de janeiro. Sua publicação dizia respeito a especulações dos fãs de que cada integrante ganhava um cachê fixo e diferente na banda RBD, além de não ter participação nos lucros da marca. Em dezembro de 2021, a cantora Dulce María afirmou que eles eram mal remunerados.

Com a chegada dos personagens Jana, Esteban, M.J., Dixon, Luka Colucci, Emilia, Andi e Sebas à Netflix, críticas tomaram as redes sociais.

Rodrigo Nehme, 39, ator que interpretou Nico, par romântico de Lupita [Maite] durante a novela, assistiu a alguns episódios da nova versão. "Poderia ter mais conteúdo e vejo, nas redes sociais, opiniões parecidas. É natural que o ser humano compare as coisas", disse em entrevista ao #Hashtag.

Ele planeja retomar sua carreira como ator e considerou receber um convite para a edição, pois sabia que personagens antigas ganhariam continuação na trama. Karla Cossio e Estefania Villarreal, conhecidas como Pilar Gandía e Celina Ferrer, foram as escolhidas.

Além de reclamações sobre detalhes do seriado, os seguidores da antiga geração também se irritaram com o intérprete do personagem Esteban, Sérgio Mayer Mori, que já disse não gostar de RBD e ter aceitado o papel pelo dinheiro.

Apesar de tudo isso, alguns seguidores gostaram muito do que viram. Janaína Isabel, 27, criadora de conteúdo, conta que foi difícil aceitar o seriado porque pensou que iriam copiar a história e os personagens, mas se surpreendeu. Para ela, a Netflix acertou abordando de forma mais profunda temas como diversidade –e ainda trouxe referências que ajudaram a salvar seu coração cheio de saudade "de la soledad".

Salvos del olvido

O reboot reavivou a nostalgia e a esperança dos antigos admiradores. Pedidos ao streaming para disponibilizar a novela em seu catálogo e por um reencontro da banda RBD voltaram a ser debatidos nas redes. Janaína é uma das tantas pessoas que garantiria seu ingresso sem hesitar. "Devo isso à Jana de 13 anos".

​Usuários recuperaram trechos da novela, que era conhecida por incluir cenas aleatórias e "pastelão", além de boatos de que a atriz Estefania havia morrido. Essa informação dominava as redes sociais da época, como Orkut e Flogão.

Janaína diz que é comum ouvir que deveria deixar essa fase da adolescência para trás, mas a nostalgia que sente com relação àquele momento é algo que chamou de surreal. "Eu penso: sou adulta e pago minhas contas. Se por um instante quero esquecer dos problemas, aperto o play. É como voltar aos meus 13 anos. Sinto até o cheiro de situações que vivi ouvindo às letras", afirma.

Eu penso: sou adulta e pago minhas contas. Se por um instante quero esquecer dos problemas, aperto o play. É como voltar aos meus 13 anos. Sinto até o cheiro de situações que vivi ouvindo às letras

Janaína Isabel

criadora de conteúdo

Nehme também aponta a música como um dos ingredientes que mantém a saudade entre os seguidores do grupo. "No momento em que o sexteto saiu da ficção, surgiu uma banda pop com a qual se identificar. Foi um dos últimos fenômenos antes das redes sociais", explica.

Rodrigo Maiellaro, 30, que lidera um canal no YouTube sobre Rebelde e RBD com mais de 140 mil inscritos, conta que a melancolia acompanha a geração há tempos. "Comecei a receber mensagens dizendo que gostavam do conteúdo porque não tinham com quem falar sobre esses assuntos".

Comecei a receber mensagens dizendo que gostavam do conteúdo porque não tinham com quem falar sobre esses assuntos

Rodrigo Maiellaro

youtuber

Diferentes gerações e legados

Embora a projeção internacional das plataformas de streaming seja maior do que o alcance das mídias tradicionais, Nehme, o intérprete de Nico diz que o legado deixado pela produção que participou é incrível, pois sobrevive às gerações com temas que ainda são atuais. "Naturalmente, por passar na televisão, em 2004, os assuntos eram suavizados", finalizou. A nostalgia não o atinge —embora o papel tenha mudado sua vida, ele não gostaria de voltar no tempo.

As redes sociais foram apontadas por Maiellaro como facilitadoras para o sucesso da versão atual. "Para saber informações sobre os integrantes precisávamos esperar que saíssem em revistas nas bancas de jornais", diz.

Assim como outros fãs da versão antiga, ele acha que a Netflix agiu bem trazendo representatividade à história, diferente da outra edição. "A primeira vez que me identifiquei com um ídolo foi quando descobri que o Christian [intérprete de Giovanni Mendéz na novela] era gay", disse.

Ele lamenta que o ator tenha sido forçado a se abrir sobre o seu relacionamento após fotos terem vazado, e não por haver alguma abertura na mídia para falar sobre diversidade.

Rebelde Netflix

Nehme acredita que usar a brasileira Giovanna Grigio no elenco de protagonistas foi uma decisão correta, considerando a devoção dos fãs do país. O mesmo acontece com relação ao colombiano Jerónimo Cantillo. Para Janaína, a produção foi esperta ao usar covers das canções de RBD como chamariz para o público que já era fã da versão anterior e dialogar com a geração Z por meio de uma estética atual.

Segundo ela, os caminhos para Rebelde Netflix desenvolver suas próprias performances foi aberto.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.