#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu Games tecnologia

Quem é Casimiro, streamer brasileiro que virou fenômeno nas redes sociais

Só no YouTube, Cazé tem mais de 2 milhões de inscritos. Na Twitch, são outros 1,4 milhão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Casimiro Miguel, Casimiro, Casimito ou apenas Cazé. Fenômeno nas redes sociais, ele foi eleito em 2021 a personalidade do ano no maior prêmio de esportes eletrônicos do país, o eSports Brasil. No ano passado, ganhou ainda outras duas premiações, o de revelação do ano no Melhores da Mídia Esportiva e o de Twitcher do Ano, Prêmio iBest.

Com 28 anos, Cazé é uma daquelas pessoas que faz de tudo um pouco. O carioca é youtuber, streamer, gamer, jornalista esportivo e apresentador --só não é ex-BBB porque ainda não entrou no reality, mas os fãs queriam que ele fosse incluído entre os participantes do grupo camarote.

Casimiro Miguel, escolhido personalidade do ano pelo Prêmio eSports Brasil
Casimiro Miguel, escolhido personalidade do ano pelo Prêmio eSports Brasil - Reprodução

O conteúdo do influencer e streamer está diluído na internet em diversos canais. No YouTube são três: Casimiro, Cortes do Casimito e Casimito - Gols da Rodada. Juntos, os canais somam mais de 2 milhões de inscritos. Na Twitch e no Instagram, são mais de 1,4 milhão de fãs em cada uma, e mais 1,2 milhão no Twitter.

Casimiro é conhecido pelos amantes de programas esportivos desde antes da fama como streamer. No antigo Esporte Interativo, canal da TV a cabo que hoje se chama TNT Sports, Cazé apresentava o programa El Games e participava do De Sola (este apenas na página do canal no YouTube). Torcedor do Vasco, leva a paixão pelo cruzmaltino em suas redes sociais.

Em 2021, dois anos após uma breve passagem pelo SBT Sports Rio, Casimiro deslanchou de vez quando passou a se dedicar a lives na Twitch (plataforma de transmissão usada por gamers) comentando jogos de futebol. Em entrevista ao portal Notícias da TV, o streamer revelou que deixará o SBT e que, a depender das negociações com a TNT, pode deixar a TV definitivamente. As mudanças indicam maior dedicação às lives, as quais costumam render milhões de reais para os maiores nomes do país, incluindo Casimiro.

A nova sensação da internet conta, em vídeo publicado em dezembro de 2021, que ficou rico fazendo vídeos e lives na Twitch. "Eu nunca fui pobre, mas eu nunca fui rico. E a galera sabe, né? Que com a live eu fiquei rico, pô. Não tem para onde correr, a realidade é uma só, não vou ficar ‘ai, não, porque não sei o quê’. Não, com a live… rico", diz. O vídeo já tem mais de 2,4 milhões de visualizações.

O clima descontraído das exibições e bordões engraçados de Casimiro são reproduzidos à exaustão. Foi ele quem "meteu essa" e ganhou dinheiro suficiente para pagar tudo no Pix.

Grande entusiasta do novo sistema de pagamento lançado pelo Banco Central em outubro de 2020, Cazé popularizou outro bordão que, certamente, é conhecido pelos comerciantes: aceitas pix?

Os vídeos, do YouTube e na Twitch, são como uma conversa entre amigos. Está tudo lá: os palavrões, as gírias, as expressões.

Sem fugir de assuntos cujas opiniões costumam ser apaixonadas, o streamer deixa claro que não gosta do presidente Jair Bolsonaro:

Outro exemplo foi sua mensagem de reforço à importância da dose de reforço da vacina contra Covid, que acabou sendo compartilhada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), a quem Casimiro chama de "seu político de estimação".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.