#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação

Viver como uma Helena das novelas de Maneco é desejo de usuários do Twitter

Quem não queria 'sofrer' tomando água de coco no Leblon ao som de Tom Jobim?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fortaleza

Você acorda numa cobertura na zona sul do Rio de Janeiro em um lindo dia ensolarado. De repente, está muito atrasada para caminhar no calçadão com as amigas e desabafar sobre o maior dos seus problemas. "Meu casamento anda tão parado, tão monótono", lamenta, ao som de "Wave", do Tom Jobim.

Viver como uma Helena —nome que Manoel Carlos usa para batizar as heroínas de suas novelas— é o maior sonho de muitos usuários do Twitter. O estilo de vida "folgado" das protagonistas se popularizou nas redes sociais após a sequência de reprises dos folhetins de Maneco. "Páginas da Vida", no ar pelo Canal Viva, é a sexta reapresentação do autor nos últimos cinco anos.

Vera Fischer interpretou Helena em 'Laços de Família', novela de 2000
Vera Fischer interpretou Helena em 'Laços de Família', novela de 2000 - Divulgação/TV Globo

Desde a reprise de "Laços de Família" na TV por assinatura, em 2016, os noveleiros acompanharam os dilemas da mais ilustre moradora do Leblon em "Por Amor" —exibida três vezes só na década de 2010— e "Mulheres Apaixonadas".

Essa última ainda dividiu espaço com mais uma reprise da trama estrelada por Vera Fischer, que esteve em cartaz no Vale a Pena Ver de Novo em 2020. Além disso, as três novelas já fazem parte do catálogo do Globoplay. Prato cheio para a nostalgia do jovem tuiteiro, que cresceu assistindo às histórias de Manoel Carlos, mas hoje se assusta com machismo e hábitos ultrapassados nas cenas.

Críticas à parte, com essa overdose de Helenas, não falta gente querendo trocar suas rotinas pandêmicas pela versão fictícia e romantizada da classe média carioca. Como essa mudança não está ao alcance de todo mundo, cabem adaptações. Por exemplo, que tal trabalhar escutando bossa nova, tal qual a irmã do tuiteiro @umsujeitodesort?

Aliás, a música rende um capítulo à parte no "Helena’s way of life". Uma boa heroína de Maneco tem sua história embalada por clássicos da MPB retirados do repertório de artistas como Tom Jobim, João Gilberto e Chico Buarque. Por isso, não demorou para que surgisse no Spotify uma playlist que é a trilha sonora perfeita para a vida na zona sul carioca.

Com mais de 38 mil curtidas, essa seleção de canções já atrai pelo título: "Você é uma Helena de uma novela do Maneco e está andando pelo Leblon com sua água de coco".

Não gostou dessa playlist? Pois aí vai mais uma opção.

Mas cuidado! Os primeiros acordes de "Pela Luz dos Olhos Teus", de Tom Jobim e Miúcha, podem ser a porta de entrada para "helenices" mais pesadas, como tomar só um suquinho de laranja no lugar do café da manhã.

Quem mais vai sofrer com suas manias de Helena é a empregada Zilda. A funcionária nunca tem folga, acumula funções, é obrigada a ouvir os desabafos da patroa e vê todos os dias a linda mesa de café da manhã ser rejeitada pelos moradores da casa —sempre atrasados.

A vontade de ser Helena está contagiando os jovens. Só mesmo o Dr. Moretti pode dar um jeito nessa febre…

Talvez não seja nessa encarnação ainda, mas a vida da Helena ainda vai ser a sua. Tenha fé!

Muita gente esquece, mas as Helenas sofrem MUITO!

Sofrem MUITO MESMO! Ouve só o grito desesperado dessa Helena vivida intensamente por Regina Duarte na sua fase pré-bolsonarismo!

E tem que ter classe até na hora de brigar!

Elas também dão mau exemplo, como falar ao telefone enquanto dirigem. Vai uma multa, Dona Helena?

É claro que você não precisa morar no Rio de Janeiro para levar uma vida de Helena.

Mas se você for ao Rio, mesmo que só de férias, não perca a chance de sentir o gostinho de ser Helena!

Fora do "Helenaverso", a realidade pode ser muito dura.

Mas quando você menos espera, já está assim: falando e andando por 24 horas como uma Helena. Coisas que só o coração de um noveleiro pode entender.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.