#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu Rússia

Página sobre BBB, 'Choquei' viraliza ao cobrir ataque da Rússia à Ucrânia

Mudança editorial brusca movimentou debates sobre informação confiável e alarmismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Guaratinguetá (SP)

O ataque russo à Ucrânia não foi exatamente um choque para quem estava acompanhando o assunto. Putin já havia mencionado que enviaria tropas para as áreas rebeldes pró-Rússia e, embora esperássemos que não houvesse conflito armado, admitíamos a possibilidade. Entretanto, a palavra "Choquei" chegou aos assuntos mais comentados do Twitter na madrugada desta quinta-feira (24).

O motivo não era exatamente o envio de tropas russas ou os vídeos de bombardeios que se espalham pelas redes, mas a página "Choquei", que até o início da noite de quarta se dedicava a comentar os acontecimentos do programa Big Brother Brasil 22.

A festa do líder Lucas ainda não havia começado quando a página teve uma brusca mudança editorial e passou a compartilhar informações sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia.

O último tuíte sobre BBB22:

E o início da cobertura:

Compartilhando supostos vídeos de moradores da região, a página passou a fazer tuítes sobre o conflito com rapidez impressionante. O BBB sumiu do nome do perfil.

A questão toda deixou os seguidores um pouco confusos. A página não deixa claro quais são as suas fontes de informação e alguns internautas apontam o tom alarmista dos tuítes. Muitas informações compartilhadas pela página não foram confirmadas por veículos de comunicação ou fontes oficiais.

Imagina os livros de história do futuro.

Todo mundo foi pego meio desprevenido.

Mas é importante lembrar: informação confiável leva tempo de apuração e checagem. Procure notícias em veículos confiáveis e não acredite em qualquer vídeo que estiver circulando por aí sem saber de sua procedência.

Acompanhe a cobertura completa em folha.com/mundo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.