#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação

Nova versão do WhatsApp Web apresenta série de falhas

Usuários reclamam de lentidão, queda abrupta e problemas de sincronização do aplicativo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Falhas para sincronizar conversas, quedas abruptas do serviço e lentidão para envio e recebimento de mensagens são alguns dos problemas relatados pelos usuários do WhatsApp Web, a versão para navegador do mais popular aplicativo de mensagens instantâneas no Brasil.

ilustração colorida mostra, em primeiro plano, vários cabos de rede partidos. ao fundo,  o logo verde do whatsapp, que tem um telefone branco no centro de um balão de diálogo verde
Ilustração de cabos de rede rompidos em frente ao logo do WhatsApp - Dado Ruvic - 11.mar.2022/Reuters

Para alguns usuários, também há lentidão para carregar a página inicial do WhatsApp Web.

Os erros surgiram após a última atualização da funcionalidade, cuja vantagem é permitir que o WhatsApp seja usado em uma aba de navegador em vez do celular. Diferente das versões para celular e desktop, o WhatsApp Web não precisa ser baixado. O anúncio da nova versão foi em novembro de 2021, e passou a ser implementado para os usuários nas últimas semanas.

Basta abrir o navegador, digitar o endereço web.whatsapp.com e escanear o QR Code que surge na tela, seguindo o passo a passo simples indicado. O recurso facilita a vida, principalmente, de quem usa o aplicativo como ferramenta de trabalho e precisa lidar com muitos grupos e fluxos de mensagens diariamente.

A versão web é sincronizada com o celular, de forma que o envio e recebimento de mensagens, o histórico das conversas e a agenda de contatos são idênticos nos dois dispositivos. Ou eram. Com a atualização, os históricos de mensagem custam a carregar, se carregam.

prints screen mostra as caixas de diálogo no whatsapp com mensagem "aguardando mensagem essa ação pode levar alguns instantes. saibamais"
Mensagens demoram muito tempo para serem carregadas no WhatsApp Web, se são carregadas - Reprodução

Originalmente, a recente atualização pretendia resolver uma antiga limitação do WhatsApp Web —para continuar funcionando no navegador, o celular deve permanecer ligado e conectado à internet. Ou seja, caso o usuário tivesse, por exemplo, seu celular furtado ou quebrado, ele não poderia acessar sua conta no WhatsApp de jeito nenhum.

Isso é diferente do que ocorre em outro popular aplicativo de mensagens instantâneas, o Telegram, que tem como vantagem sobre o concorrente da empresa Meta o fato de sua versão web não depender do celular ligado ou conectado.

A atualização do WhatsApp Web que pretendia aprimorar o aplicativo, no entanto, deixou a desejar e reclamações começaram a pipocar nas redes sociais. "Horrível", "desgraça" e "empecilho" são alguns dos termos mais polidos usados para descrever a nova versão.

Há também quem não contenha tanto a revolta contra as imperfeições.

Mark, faça alguma coisa.

E não só brasileiros estão indo às redes demonstrar insatisfação com o WhatsApp Web desde a última atualização. Tuítes em espanhol.

Tuítes em inglês.

Perguntado a respeito das falhas do Whatsapp Web, o WhatsApp comunicou à Folha que está elaborando um FAQ a respeito da nova atualização e dos problemas relatados pelos usuários. Uma mensagem à Folha foi enviada às 22h desta quinta-feira.

"Estamos ouvindo feedbacks dos usuários e sabemos que temos muito a melhorar. Sabemos que algumas pessoas estão experimentando lentidão quando carregam mensagens no WhatsApp Web e desktop. Nós estamos trabalhando em melhorias para tornar a experiência mais rápida e confiável nesses aparelhos.

Também sabemos que alguns usuários não estão vendo previews de links, localização conectada ao aparelho, sincronização de chats deletados em outros aparelhos, listas de transmissão, mandando e recebendo mensagens do próprio número, sincronizando figurinhas de seu celular para o aparelho conectado. Estamos trabalhando duro para recuperar o máximo possível".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.