#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu machismo

'Praticamente integradas à sociedade', mulheres reagem à fala de Bolsonaro

No Dia Internacional da Mulher, discurso do presidente foi apontado como machista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nesta terça-feira (8), durante anúncio de projeto que prevê distribuição gratuita de absorventes, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse uma frase que viralizou nas redes sociais. "Hoje em dia as mulheres estão praticamente integradas à sociedade. Nós as auxiliamos, estamos sempre ao lado dela, não podemos mais viver sem ela ". Usuários se manifestaram com incredulidade.

Bolsonaro, que havia vetado a distribuição de absorventes em outubro de 2021, anunciou o projeto com o objetivo de fortalecer sua imagem diante do público feminino, que pode ser determinante nas eleições 2022. Não foi dessa vez. A predominância da cor rosa no cenário e na própria gravata de Bolsonaro foi utilizada para apontar o machismo em sua fala.

Bolsonaro aparece em frente a um fundo cor de rosa, de camisa branca, paletó escuro; ele gargalha enquanto passa por seu pescoço uma gravata rosa, que substitui versão azul com a qual o presidente chegou ao local.
Neste dia 8 de março, Bolsonaro coloca gravata rosa, substituindo a versão azul com a qual chegou na cerimônia de celebração do Dia Internacional da Mulher no Palácio do Planalto, em Brasília. Foto: Ueslei Marcelino - REUTERS

Vamos, mulheres! Evento por presença de mulheres na política, mas sem nenhuma representante, também circulou na internet e endossou críticas.

O acontecimento fez com que alguns recuperassem episódios e falas sexistas do presidente. Comparações políticas com a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) também apareceram.

Em tom de ironia, uma usuária do Twitter se referiu a si mesma como ‘’praticamente integrada à sociedade" e divulgou seu trabalho.

A reação nas redes sociais foi também intensa a um comentário do procurador-Geral da República. Augusto Aras afirmou que as mulheres têm "o prazer de escolher a cor das unhas" e também "o sapato" que vão calçar.

A fala de Aras ocorreu durante o seminário Dia Internacional da Mulher, promovido nesta terça pelo CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público).

O procurador-geral da República, Augusto Aras, durante durante sessão do STF. (Foto: Fellipe Sampaio/STF)

"Esse dia é um dia de homenagem à mãe, às filhas. É um dia de homenagem à mulher. À mulher no seu sentido mais profundo, da sua individualidade, da sua intimidade. À mulher que tem o prazer de escolher a cor da unha que vai pintar. À mulher que tem o prazer de escolher o sapato que vai calçar", disse.

E prosseguiu: "Pouco me importa que tipo de escolha ela faça, porque essas maravilhosas mulheres que integram as nossas vidas e as nossas instituições são tão dedicadas a todas as causas em que se envolvem".

Em nota divulgada nesta quarta-feira (9), a ANPR Mulheres, grupo que faz parte da associação nacional que representa a categoria, afirmou que "reforçar estereótipos femininos, no âmbito do Ministério Público Federal, invisibiliza os relevantes trabalhos desenvolvidos pelas procuradoras da República e reduz o papel" por elas desempenhado na instituição.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.