#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação

Usuários reagem com memes ao bloqueio do Telegram no Brasil

Ministro Alexandre de Moraes é criticado por 'vigiar e punir'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Guaratinguetá (SP)

Aconteceu: nosso Foucault brasileiro mais uma vez está vigiando e punindo. O ministro do STF Alexandre de Moraes aceitou um pedido da Polícia Federal e determinou bloqueio do Telegram em todo o Brasil sob multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento.

Em comunicado, o ministro justifica: "O desrespeito à legislação brasileira e o reiterado descumprimento de inúmeras decisões judiciais pelo Telegram, empresa que opera no território brasileiro, sem indicar seu representante, inclusive emanadas do Supremo Tribunal Federal, é circunstância completamente incompatível com a ordem constitucional vigente, além de contrariar expressamente dispositivo legal".

O Telegram vinha sendo utilizado como canal de comunicação e organização política para as eleições de 2022. A falta de controle na disseminação de fake news é uma das principais preocupações do TSE com a campanha eleitoral.

Nas redes, a notícia do bloqueio foi recebida com revolta por muitos usuários . "Lex Luthor", nome do vilão do Superman, foi parar nos assuntos mais comentados do Twitter devido à comparação do ministro Alexandre de Moraes com o personagem da DC.

Veja algumas reações:

O aplicativo é conhecido pela disseminação de conteúdo pirateado.

Estratégia de jogo?

Consequências não calculadas do bloqueio.

Foto colagem mostra o personagem de quadrinhos Lex Luthor e um retrato do Ministro Alexandre de Moraes, lado a lado. Ambos são brancos, calvos e usam terno e gravata
Redes sociais comparam Alexandre de Moraes, do STF, ao vilão Lex Luthor após bloqueio do Telegram no Brasil. - Reprodução

Siga acompanhando atualizações do caso.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.