#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu twitter

Bolsonaristas têm boom de seguidores após Musk comprar Twitter; especialistas veem movimento coordenado

93% dos perfis que seguiram o presidente foram recém-criados, diz pesquisador americano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lauro de Freitas (BA) e São Paulo

Perfis de políticos bolsonaristas no Twitter registraram crescimento acima da média nesta terça-feira (26), um dia após o anúncio da compra da plataforma pelo bilionário Elon Musk.

Em 24h, o presidente Jair Bolsonaro (PL) conquistou 65 mil novos seguidores. Desde o dia 13 de abril, a média diária era de 4.200, de acordo com a ferramenta de monitoramento Social Blade.

Logomarca da rede social Twitter. - Kirill KUDRYAVTSEV/AFP

Os filhos do mandatário também registraram aumento em suas contas. O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) ganhou cerca de 17 mil seguidores, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL) acumulou pouco mais 15 mil no mesmo período. Ambos tinham médias diárias de cerca mil novos seguidores.

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) somou 23 mil seguidores nesta terça, superando sua média diária de 1.600. O deputado federal Hélio Lopes alcançou feito semelhante, ao ganhar pouco mais de 10 mil seguidores, um contraste com a sua média de apenas 600 novos seguidores.

O fenômeno se espalhou por perfis de outros aliados do presidente, como a ministra Damares Alves, o ministro Marcelo Queiroga, o empresário Luciano Hang, o ex-ministro Mario Frias e o pré-candidato a deputado federal pela Bahia André Porciuncula, que também registraram crescimentos notáveis.

Um dos primeiros a captar a movimentação nas redes, o especialista em tecnologia Christopher Bouzy aponta que 93% dos novos perfis que seguiram a conta do presidente brasileiro foram recém-gerados. "Nós terminamos de analisar as 65 mil contas que começaram a seguir Jair Bolsonaro; 61.299 foram criadas desde ontem", disse ele em uma thread.

Bouzy, que é fundador do site Bot Sentinel, uma ferramenta de monitoramento de bots na internet, também afirmou não acreditar que o fenômeno seja orgânico. "Eu não acho que dezenas de milhares de brasileiros decidiram criar novas contas ao mesmo tempo e seguir Bolsonaro porque Elon Musk está comprando o Twitter".

O especialista em monitoramento e análise de redes Pedro Barciela afirma que a movimentação é "estranha". Segundo ele, o volume de interações em perfis como o de Carla Zambelli, Carlos Bolsonaro e Flávio Bolsonaro caiu nos últimos dias. Sendo assim, não há justificativa aparente para o "boom" de novos seguidores. "A conta não fecha, para dizer o mínimo", afirma ele à Folha.

Bouzy afirma que houve também um salto de seguidores em perfis de políticos republicanos nos EUA com a repercussão da venda da rede. A conta do governador da Flórida Ron DeSantis, por exemplo, ganhou 145 mil seguidores em um dia, segundo a ferramenta Social Blade. Já o apresentador de televisão Tucker Carlson, influente entre os conservadores, alcançou 129 mil novos seguidores.

Por outro lado, houve debandada de seguidores em perfis à esquerda, principalmente do Partido Democrata, como o do ex-presidente Barack Obama e da ex-senadora Hillary Clinton, que perderam, respectivamente, 5 mil e 17 mil seguidores.

No Brasil, o cenário parece se repetir, segundo Pedro Barciela: "Atores da oposição, como Lula, perderam 11 mil seguidores. Haddad, 1.3 mil e Gleisi Hoffmann, 940".

Em nota, o Twitter afirma que tem observado as variações nos perfis da rede em todo o mundo e, "ao que tudo indica, essas oscilações parecem ter sido, em grande parte, resultado de um aumento na criação de novas contas e desativação de outras, organicamente".

"Seguiremos analisando essas alterações e, como parte de nossos esforços contínuos, tomando medidas contra contas que violem nossa política de spam".

A assessoria da empresa não respondeu se foi descartada a possibilidade de comportamento inautêntico ou coordenado entre os novos seguidores dos perfis bolsonaristas.

Na rede, os políticos bolsonaristas atribuíram o crescimento no engajamento a uma suposta mudança instantânea nos algoritmos da plataforma, que teria deixado de sabotar perfis à direita poucas horas depois do anúncio sobre a venda da plataforma.

O discurso vem sendo replicado por apoiadores e influenciadores bolsonaristas, que costumam acusar o Twitter de censura e boicote a discursos políticos conservadores em suas políticas de moderação.

Elon Musk tem conquistado apoio entre essas parcelas justamente por se descrever como um absolutista da liberdade de expressão. Musk já afirmou que tornar a rede social uma empresa de capital fechado seria uma forma de garantir a livre circulação de ideias.

O bilionário, entretanto, só deve passar a ter ingerência plena sobre o Twitter no fim de 2022, já que a transação está sujeita à aprovação dos acionistas do Twitter, de órgãos regulatórios, entre outras condições habituais a esse tipo de negociação.

"Em poucas horas, após o anúncio da compra do Twitter por @elonmusk ganhei mais da metade de seguidores que normalmente ganho em 1 mês. Era fato que o algoritmo anterior sabotava as contas", postou Flávio Bolsonaro.

"Quase 40 mil seguidores a mais aqui de ontem para hoje. O Brasil é conservador, só faltava transparência e liberdade. Bem vindo, @elonmusk", disse Carla Zambelli.

Ao longo desta terça, a hashtag #Bolsonaro2022 também esteve entre as mais citadas na rede, com 145 mil tuítes. Muitos posts exaltavam o presidente e afirmavam que o sucesso da "tag" era uma prova da nova liberdade presente na plataforma.

Erramos: o texto foi alterado

O nome do bilionário ​Elon Musk foi grafado com erro em chamada da home para este texto. A correção foi feita. André Porciuncula é pré-candidato pelo PL a deputado federal na Bahia, não pré-candidato a governador, como publicado em versão anterior deste texto.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.