#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação

'Pantanal' entra em nova fase e encanta as redes

Novela cativa com personagens emblemáticos e produção cinematográfica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A novela "Pantanal" iniciou sua nova fase no capítulo transmitido na noite desta terça (12). O momento era aguardado pelos espectadores: o salto temporal de 20 anos traz tanto renovação do elenco quanto apresenta o desenrolar de personagens emblemáticos da primeira etapa do folhetim.

fotografia colorida mostra Juma, uma jovem mulher branca, sentada em um tronco seco de árvore à beira de um rio
A atriz Alanis Guillen interpreta Juma Marruá - João Miguel Júnior/Globo

Logo nos primeiros capítulos, "Pantanal" resgatou a audiência do prestigioso horário das 21h na Rede Globo, que vinha em queda. O enredo de Benedito Ruy Barbosa, adaptado por seu neto Bruno Luperi, registrou uma média de 29 pontos de audiência.

Uma semana depois, bateu o próprio recorde na Grande São Paulo e no Rio de Janeiro, registrando 29 e 32 pontos de audiência respectivamente.

A atual novela das 21h cativou por seu refinamento estético, com imagens belíssimas, mas nada gratuitas, da natureza pantaneira, seus personagens icônicos e pelo enredo que une o familiar (reveses de amor e intrigas sociais) a elementos de realismo mágico, como as transformações de Maria Marruá (Juliana Paes) em onça.

Foi particularmente marcante o momento em que as duas décadas transcorreram, quando o casal formado por Zé Leôncio e Filó, interpretados por Renato Góes e Letícia Salles, namoram em um rio enquanto transformam-se em suas versões mais velhas, encarnadas por Marcos Palmeira e Dira Paes. Tudo ao som de "Dia Branco", de Geraldo Azevedo.

Além da chegada de Dira Paes e Marcos Palmeira, as primeiras aparições de Camila Morgado também empolgaram.

Morgado interpreta a versão mais velha de Irma, personagem que não vivia grandes emoções, até viajar ao Pantanal e transar com seu cunhado, Zé Leôncio, marido de Madeleine. Duas décadas depois, ela se mostra uma tia próxima do sobrinho, filho de seu "cunhado peão".

Outra personagem que cativou é a onça-pintada, metamorfose de Maria Marruá —uma viúva que cuida sozinha de sua filha Juma. As duas vivem isoladas em suas terras, protegidas pela onça que, diz acertadamente a fofoca da região, é a própria Maria.

Juma é interpretada por Alanis Guillen, que lembrou os internautas da versão original de "Pantanal", pela semelhança com Cristiana Oliveira, que deu vida ao papel na versão de 1990 da TV Manchete.

A Coca-Cola aproveitou o embalo e promoveu, em sua propaganda no intervalo do Jornal Nacional, um encontro de Jumas.

Mas os atores e atrizes que se despediram ontem de "Pantanal" vão deixar saudades em muitos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.