#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu instagram Facebook Meta

Aba Reels do Instagram passa a ter vídeos de 15 minutos; veja mudanças

Rede faz mais uma atualização em seus vídeos para competir com TikTok

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em mais um movimento que fortalece a seção "Reels", o Instagram começa a testar nesta terça (5) uma atualização nos vídeos da plataforma. Agora, todos os vídeos do feed que tenham menos de 15 minutos serão publicados como Reels, e a aba "vídeos" deixará de existir. Os conteúdos que atualmente estão nessa aba também vão migrar para os Reels.

A mudança ainda não é definitiva e vai ser testada no Brasil e na Coreia do Sul. O Brasil foi o primeiro país do mundo a receber o lançamento dos Reels, em 2019.

Desde então, a seção vem emulando diversas características do concorrente TikTok: vídeos verticais, em looping, curtos, com ferramentas criativas de edição e caráter imersivo (feed infinito e vídeo ocupando toda a tela).

Se consolidada, a nova atualização vai representar uma mudança significativa em uma dos aspectos mais tradicionais dos vídeos no formato TikTok: a brevidade. Vídeos curtos ainda são os mais comuns e populares no TikTok, mas o aumento do limite de duração também ocorre por lá —todos os usuários já podem postar vídeos de até 3 minutos, e uma boa parte da base já consegue publicar conteúdos de até 10 minutos.

Card de divulgação de atualização teste dos Reels do Instagram, em 5 de abril de 2022
Depois de atualização teste do Instagram, todos os vídeos do feed que tenham menos de 15 minutos serão publicados como Reels, e a aba "vídeos" deixará de existir - Instagram/Divulgação

Fazer com que o Reels incorpore a seção "vídeos" também sinaliza um favorecimento dos vídeos verticais em detrimento dos horizontais. Nessa atualização, os vídeos horizontais vão aparecer com barras pretas na parte superior e inferior, quando vistos dentro da aba Reels. Quando estiverem no feed principal, porém, os vídeos horizontais vão aparecer normalmente.

Já os conteúdos com mais de 15 minutos de duração precisam ser publicados por meio de um desktop, ao invés do celular. O novo teste na forma de visualização dos vídeos será disponibilizado para aparelhos Android e iOS.

Em entrevista para o jornal Financial Times em julho de 2021, Adam Mosseri, executivo do Meta responsável pelo Instagram, deixou clara a nova rota que a plataforma tem seguido: "Não somos mais um app de compartilhamento de fotos".

Mosseri disse, ainda, que o foco do Facebook passou a ser concorrer com TikTok e YouTube nos vídeos curtos: "​​O vídeo está gerando grande crescimento online para todas as plataformas, agora, e acho que é uma área em que precisamos nos esforçar mais".

O TikTok, da chinesa ByteDance, foi o aplicativo mais baixado no mundo em 2020 e figura entre as redes sociais com maior número de usuários mensais ativos globalmente, ocupando o 6º lugar em janeiro 2022.


Veja o que muda na nova atualização nos Reels do Instagram:

  • Todos os vídeos com menos de 15 minutos vão ser publicados nos Reels;

  • As ferramentas de edição com recursos criativos estarão disponíveis para vídeos de até 15 minutos;

  • A seção "vídeos" deixa de existir, e todos os vídeos ficarão reunidos na aba Reels.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.