#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu Eleições 2022

As reações nas redes à capa da revista Time com Lula

Usuários do Twitter lembram mutirão de bolsonaristas em enquete no site da revista em 2021

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta quarta-feira (4) começou com a nova capa da revista Time nos destaques do Twitter. Em suas redes sociais, a Time divulgou a sua edição mais recente: em frente a um fundo vermelho, o ex-presidente Lula (PT) aparece sob o título "Lula’s Second Act" ou, em tradução livre, o segundo ato de Lula. O exemplar diz ainda que o "líder mais popular do Brasil busca retornar à Presidência".

Muitos compartilhamentos, reações positivas, negativos e memes surgiram em reação à capa.

Do lado positivo, lembranças de programas assistencialistas empregados durante os mandatos do Partido dos Trabalhadores aparece nas redes sociais. "Volta, presidente", escreveu uma usuária do Twitter. "É puro ouro", disse outra, sobre a entrevista da jornalista Ciara Nugent.

A aparição do petista nesta capa também fez internautas ironizarem os boatos de que o presidente Jair Bolsonaro (PL) seria escolhido como a Pessoa do Ano de 2021 da Time, em meados de dezembro. Na ocasião, Bolsonaro recebeu 24% de votos em enquete feita no site da revista em decorrência de mutirão feito por seus apoiadores.

No entanto, a enquete não decide a eleição da figura do ano. Tradicionalmente, são os editores que o fazem –e daquela vez escolheram o bilionário Elon Musk.

Memes envolvendo o presidente, seus apoiadores e outros opositores a Lula também compõem reações nas redes.

Lula na capa da Time
Lula na capa da Time - Reprodução

Com direito a trocadilhos, figuras contrárias a Lula comentam e criticam a entrevista da edição. "É o fim dos TIMES", tuitou Luciano Hang, dono da Havan.

Houve quem comparasse a capa de Lula na Time à do nazista Adolf Hitler. A comparação foi feita por opositores a Bolsonaro também quando a capa falsa viralizou nas redes.

Para alguns, o conteúdo é relevante e foi comparado à capa falsa de Bolsonaro. Esta, disse outro usuário, serviu de munição para os bolsonaristas. "Agora é a vez dos lulistas usarem essa capa, verdadeira, embora a Time seja irrelevante para mim e tantos leitores no mundo inteiro, menos os do Brasil colonizado", completou.

Além do destaque no Twitter, as hashtags Times e LULA NA CAPA DA TIME figuram entre as mais comentadas da rede.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.