#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu Eleições 2022

Ciro Gomes vira 'Ciranha' em vídeo com ataques a 'Lulatman e Bolsoringa'

Vestido de Homem Aranha, pedetista reforça estratégia jovem nas redes sociais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fortaleza

Ciro Gomes (PDT) divulgou em suas redes sociais no domingo (22) uma animação com ataques a Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL). No vídeo, que já tem mais de 600 mil visualizações no Twitter, o ex-ministro, vestido de Homem Aranha, encarna o "Ciranha", e ataca "Lulatman" e "Bolsoringa" enquanto escalam um prédio. O vídeo viralizou e o termo "Ciranha" chegou a aparecer entre os assuntos mais comentados do Twitter na segunda-feira (23).

A sátira tenta reforçar o discurso da campanha do pedetista de que não retirará sua candidatura para deixar o petista isolado na oposição a Bolsonaro nas eleições. Quando "Lulatman" pede que desista da escalada, "Ciranha" diz que "qualquer um derrota Bolsoringa, pois ele não tem poder algum". Em seguida, o Homem Aranha grisalho mostra o livro de Ciro Gomes, "Projeto Nacional: O dever da esperança", e cita que tem "grandes poderes e grandes responsabilidades".

A charge ainda faz referência às pesquisas de intenção de voto para as eleições ao projetar uma escalada de Ciro Gomes. O ex-governador do Ceará, no entanto, patina nos resultados dos principais institutos de pesquisa.

Ciro surge como terceiro colocado, com 6% de intenções de votos, segundo a mais recente pesquisa do Datafolha, divulgada em 24 de março. Enquanto isso, Lula marcou 43% no primeiro turno, contra 26% de Bolsonaro. A pesquisa Genial/Quaest, divulgada em maio, apresenta resultados semelhantes.

Ciranha, Lulatman e Bolsoringa são os personagens de uma animação divulgada nas redes de Ciro Gomes
Ciranha, Lulatman e Bolsoringa são os personagens de uma animação divulgada nas redes de Ciro Gomes - Cartunista Tímido

O "Ciranha" também aparece junto a "Lulatman" e "Bolsoringa" em outro vídeo animado pelo chamado "Cartunista Tímido".

Assim como nas lives "Ciro Games", o meme do "Ciranha" faz parte da estratégia da campanha de Ciro para se aproximar do público mais jovem e se mostrar como uma alternativa à polarização entre Lula e Bolsonaro.

Na última sexta-feira (20), a transmissão semanal virou um debate do pedetista com o comediante Gregório Duvivier, que havia sugerido em seu programa na HBO que apoiadores de Ciro migrem para Lula, em um plano para derrotar Bolsonaro no primeiro turno.

O episódio do "Ciranha" dividiu a opinião dos tuiteiros. Há quem exalte a charge pelas críticas e há quem fale em "vergonha alheia" por ver Ciro caracterizado como super-herói. Confira abaixo algumas das principais reações.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.