#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu twitter

Tuiteiros tentam reconhecer fotos famosas pelo que aconteceu segundos antes do clique

Post de jornalista espanhol reúne 'o lado B do instante decisivo' e viraliza no Twitter

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fortaleza

Uma senhora observa de perto quatro rapazes enfileirados em uma calçada, à espera do momento de atravessar a rua. O primeiro deles ajusta a cintura da calça. O terceiro arruma o terno do segundo, encobrindo o que faz o quarto rapaz. São os Beatles segundos antes de atravessar a faixa de pedestres da Abbey Road, em Londres, e posar para uma das fotografias mais populares já feitas.

Depois de 53 anos, o clique do fotógrafo Ian McMillan viralizou no Twitter nesta semana, com uma thread (sequência de tuítes) do jornalista espanhol Pepo Jiménez. Ele reuniu uma série de fotos capturadas poucos segundos antes de imagens que se tornaram famosas em todo o mundo. Segundo o jornalista, as fotografias da lista são "o lado B do instante decisivo".

"Existem fotos icônicas que todo mundo reconhece, mas você saberia reconhecer uma foto famosa pelo que aconteceu antes dela?", desafia Jiménez. O post já tem mais de 90 mil curtidas na rede e foi compartilhado quase 29 mil vezes desde a postagem, na última segunda-feira (2).

Na thread, o jornalista também relembra os bastidores de cada imagem —tão curiosos quanto a própria cena.

A primeira foto é do último álbum dos Beatles, lançado em 1969. O disco se chamaria "Everest" e contaria com uma viagem ao Himalaia só para que os garotos de Liverpool posassem para a capa. No fim das contas, julgaram mais prático fazer as fotos na rua do estúdio onde gravavam. O álbum de encerramento da banda ganhou o nome de "Abbey Road".

Ainda no mundo da música, a thread relembra o bebê da capa do disco "Nevermind", do Nirvana. Segundos antes da foto icônica, Spencer Elden mergulhou junto com a mãe.

Mais de 30 anos depois, o "bebê do Nirvana" —agora balzaquiano— alega que foi explorado sexualmente.

Spencer já pediu indenização e exigiu na justiça a retirada de sua foto das reedições do disco. Os pedidos foram rejeitados.

E o que fazia Albert Einstein momentos antes de mostrar a língua para as lentes do fotógrafo Arthur Sasse?

A imagem é talvez o registro mais popular do autor da Teoria da Relatividade.

Vale foto de livro de História? Vale, sim! Você consegue reconhecer esta?

A foto anterior foi capturada pouco tempo antes do soldado Hans Conrad Schumann pular o Muro de Berlim, que à época, ainda em construção, estava mais para a "Cerca com Arame Farpado de Berlim".

A thread de Jiménez lembra ainda de um clique premiadíssimo. Pela bandeira norte-americana tremulando ao fundo, já dá para imaginar de qual fotografia se trata.

Com essa aparência de pintura, a imagem de Joe Rosenthal foi laureada com um Pulitzer. O prêmio é entregue a trabalhos de destaque no jornalismo, na literatura e na composição musical.

Ainda no mural das fotos históricas: o que está por trás deste sorriso do temível Joseph Goebbels, Ministro da Propaganda na Alemanha Nazista?

A foto anterior foi capturada momentos antes do aliado de Hitler descobrir que o fotógrafo para quem posava tinha sobrenome de origem judaica. Ficou famoso o registro do olhar fulminante lançado por ele em direção ao profissional.

Pepo Jiménez, autor da thread, listou mais imagens em um texto para seu blog, "Kurioso".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.