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Conheça as estratégias digitais usadas pela campanha de Petro na Colômbia

Mobilização de influenciadores digitais, "collabs" e vídeos curtos nas redes favoreceram escolha de líder político

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São Paulo

Assim que foi declarado eleito no domingo (19), o novo presidente da Colômbia, Gustavo Petro, 62, manifestou nas redes sociais a esperança de que todos os sofrimentos do povo colombiano sejam absorvidos "pela alegria que inunda o coração da pátria", e dedicou a vitória a Deus, ao povo e à sua história.

A divulgação de mensagens de júbilo nas redes após vitórias se tornou um ritual entre políticos, desde que plataformas como Twitter e Facebook se consolidaram, no final dos anos 2000 e início dos anos 2010. Mas, para uma campanha obter êxito atualmente, é preciso ir além de posts convencionais para mobilizar seu público e atrair novos eleitores.

Eleitores celebram vitória do presidente de esquerda Gustavo Petro, em Cali, na Colômbia - REUTERS/David Lombeida - REUTERS

As estratégias digitais de Gustavo Petro colaboraram para que ele se tornasse o primeiro presidente de esquerda na história da Colômbia, com 50,44% dos votos. Quem aponta é o pesquisador em ciência de dados e professor Fabio Malini, coordenador do Laboratório de Estudos Sobre Imagem e Cibercultura (Labic) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O resultado foi apertado. O adversário Rodolfo Hernández, 77, populista e de direita, teve 47,31%. Na véspera, os dois postulantes estavam tecnicamente empatados nas pesquisas, ou seja, cada voto importava, e um like extra nas redes pode ter significado um voto a mais nas urnas.

Petro apostou nas "collabs", ou seja, a união de páginas na internet para potencializar ideais nas redes sociais.

Um exemplo foi quando publicou uma foto sua com dois cachorros e com a ativista pelos direitos dos animais Andrea Padilla Villarraga. A ideia era reforçar que, em seu perfil, assim como em seu governo, a proteção dos animais estava garantida.

Para fechar a parceria, a ativista precisava publicar algo na mesma linha em suas redes, e, assim, postou uma foto com o novo presidente, defendendo a consciência da sua escolha pelo representante de esquerda.

Além disso, Petro convidou criadores de conteúdo do TikTok para gravar vídeos em sua residência visando estabelecer uma maior conexão com o público jovem.

Essa iniciativa contou com os perfis @la_femiloka, @pan_hojaldrado, @trianavjuli, @nico.aneko, @jessicablancox e @valeriaroam7, que demonstraram torcida pelo partido do colombiano, principalmente por ele apoiar a diversidade, as mulheres e o meio ambiente.

O político também se instalou em um bairro de uma região humilde de Tolima, na Colômbia, e produziu, em tempo real, por 24 horas ininterruptas, conteúdos de debate sobre o posicionamento da parcela mais pobre da população, semelhante ao que já ocorre nas famosas houses de tiktokers.

Seu rival Rodolfo Hernández também traçou um plano de comunicação digital para a disputa eleitoral. Usando uma linguagem de pastor-coach, em uma linha de pregação, e criando o que chamou de "liga anticorrupção", ele fez vídeos, lives e buscou falar direto com o público.

Apesar de todo o empenho de Hernández nas redes, a estratégia de Petro superou a do adversário, por meio da regularidade nas publicações, de um maior número de posts semanais e da qualidade do conteúdo divulgado.

Enquanto o novo presidente contabilizou mais de 55 publicações, nos últimos sete dias, seu opositor fez 44. Sem contar as capas chamativas dos vídeos curtos, os Reels, os gifs e os TikToks, do candidato vencedor, conferindo uma marcante identidade visual aos seus perfis na internet.

Print da página do Instagram do presidente colombiano eleito, Gustavo Petro. A imagem traz o nome de usuário do político no aplicativo, o design da ferramenta 'destaques' com letras de fonte e cores vibrantes formando o sobrenome dele, as capas coloridas da aba 'Reels' da plataforma, com fotos de Gustavo em diversos momentos, com a esposa e jogando futebol, por exemplo, além do número de visualizações dos vídeos.
Página do Instagram de Gustavo Petro durante campanha política - Reprodução

O plano digital de Gustavo Petro também contava com a adoção de um gesto super simbólico para representar e se conectar ainda mais com a sua audiência. A escolha do emoji de coração, para enfatizar a maneira como ele pretende colocar suas ideias em prática, funcionou. Em diversas campanhas e eventos políticos, era notável o grande número de cidadãos colombianos fazendo o formato de um coração com as mãos.

Outra forma de conexão foi a criação do @ColombiaHumana_, um movimento baseado na confiança e na promessa de transparência do governo, conferindo à população uma maior liberdade para inferir nas questões políticas do país e na agenda dos representantes.

Conquistar os jovens foi um dos principais objetivos da campanha, desde o começo dos projetos, e a produção e o sorteio de bonecos exclusivos, feitos de crochê, e inspirados em Gustavo Petro e em sua vice, Francia Márquez, foi uma das dinâmicas que atraiu esse grupo.

Movido pelo carinho com os mascotes e influenciado pelos criadores de conteúdo que postaram fotos abraçados às pelúcias, o público se sentiu estimulado a votar.

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