#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu Twitter instagram Facebook

Estudante de medicina satiriza texto sobre estupro e gera revolta nas redes

Comentário debocha de desempenho de mulheres como motoristas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Florianópolis

Um dia depois da prisão do médico anestesista que estuprou uma paciente durante o parto no Rio, um estudante de medicina gerou revolta nas redes sociais ao satirizar um texto que reflete sobre violência de gênero.

No texto original, publicado no Instagram, a fotógrafa Tracy Figg descreve lugares e circunstâncias em que as mulheres estariam vulneráveis ao perigo do estupro. "Na infância. Na pré-adolescência. Adultas. Idosas. NO PARTO. Na rua, na igreja, em casa", diz o texto.

O post, que viralizou nesta terça (12), também aponta como as mulheres correm riscos de serem violentadas por familiares e companheiros do gênero masculino. "Pelo pai, pelo padrasto, pelo avô, pelo tio".

"Nem todo homem, mas sempre um homem", finaliza.

Após a publicação, o perfil de Lucas Müller Mendonça, que se identifica como um estudante de 21 anos do curso de medicina da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), postou um comentário sexista em que repete a estrutura original do texto e debocha do desempenho de mulheres como motoristas.

"No cruzamento da preferencial. Com placa de pare. Na mudança de pista. No sinal vermelho. Na pista molhada. Loiras. Morenas", diz.

"Por não saber fazer baliza. Por invadir a pista ao lado, por andar na contramão. Nem toda mulher, mas sempre uma mulher", completa.

O comentário foi apagado pelo autor após receber uma série de críticas.

À esquerda texto sobre estupro escrito pela artista Tracy Figg e amplamente compartilhado nas redes aparece; à direita, resposta satírica de internauta
À esquerda texto sobre estupro escrito pela artista Tracy Figg e amplamente compartilhado nas redes; à direita, resposta satírica de internauta - Montagem/Reprodução

A Associação Atlética Acadêmica de Medicina da UFMS também publicou uma nota de repúdio às declarações feitas pelo estudante. "Tais declarações ferem nossa política, que busca sempre por igualdade e se opõe a qualquer tipo de misoginia".

Nos comentários, seguidores questionaram quais medidas poderiam ser tomadas pela instituição de ensino diante do caso.​ Procurada, a UFMS diz que recebeu a denúncia e encaminhou o caso à ouvidora.

Para Tracy Figg, o texto do estudante mostra como os homens não têm medo de interditar espaços e debates femininos: "Se uma pessoa tem coragem de ir em um lugar onde mulheres estão falando de seus traumas e sofrimentos e debochar, do que ela é capaz?", questiona.

Nas redes, o post também recebeu muitas críticas de mulheres.

Nos stories do seu perfil no Instagram, o estudante se defendeu das críticas e afirmou que o texto original faz uma "generalização ridícula".

"Sempre um homem? Óbvio que meu texto é ridículo, essa era a intenção desde o começo, visto que meu texto é satírico e com o único fim de expor a generalização ridícula que foi feita no texto original", escreveu.

"Mulheres também estupram, mulheres também cometem importunação sexual. Assim como homens também cometem infração de trânsito", finaliza.

Sequência de stories argumenta sobre sátira feita de texto sobre estupro
Nos stories do Instagram, estudante argumenta sobre sátira feita de texto sobre estupro - Reprodução/Instagram

Em entrevista ao blog #Hashtag, Tracy diz que existe uma falsa simetria quando homens se defendem dizendo que mulheres também cometem violências e que "nem todos" os homens seriam iguais.

A artista aponta que esse tipo de resposta defensiva coloca o indivíduo como referência, mas desconsidera a sociedade. "As pessoas não estão interessadas em ter uma informação real sobre a violência de gênero, mas em se defender", afirma.

O blog entrou em contato com o perfil do estudante no Instagram. Lucas disse repudiar o caso de estupro no Rio e reiterou argumentação publicada durante o dia em seus stories.

Ele afirma que sua resposta teve o objetivo de expor o que chamou de "conclusão ilógica da publicação original". "Foi apenas um texto satírico, inocente e intencionalmente absurdo a fim de expor a ideia ridícula insinuada através da frase 'sempre um homem'".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.