#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu twitter instagram Meta

Como funciona a rede social BeReal, que emerge após cerco ao Instagram

Plataforma só permite uma publicação por dia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

"Um aplicativo de compartilhar fotos onde você espontaneamente divide a sua vida real com os seus amigos." Esse é um trecho da descrição no Linkedin do aplicativo BeReal, uma rede social francesa lançada em 2020.

Com uma dinâmica que promove um ritmo em marcha lenta de informações e vai na contramão das outras redes, o BeReal permite apenas uma publicação diária –mas quem não fizer seu dual fotográfico, modelo disponibilizado pela plataforma, não consegue ver o que já foi publicado no feed.

A ideia do dual fotográfico nada mais é do que capturar o momento da forma mais fiel possível. Ao ser convidado para publicar, o usuário pode estar comendo, se exercitando, usando o banheiro ou em um encontro com os amigos. Ao posicionar o celular, as câmeras frontal e traseira capturam aquilo que estiver ao seu alcance e a combinação das duas imagens forma a publicação final.

Sem hora fixa para acontecer, o aplicativo notifica seus usuários simultaneamente para fazer essa captura e compartilhar dentro de dois minutos. Ou seja, não dá tempo de ajustar a luz ou o cenário.

O BeReal não tem filtros, seguidores ou curtidas, e os registros feitos por lá podem ser enviados para o grupo de amigos adicionados ou para o Feed "Discovery’’, que torna as imagens públicas.

Assim como outros aplicativos, ainda, ele permite que você compartilhe seu BeReal do dia nas outras redes sociais. Entretanto, no próprio BeReal, a interação entre os perfis é restrita a comentários ou o envio do RealMoji, botão em que é possível recriar emojis que já são famosos, como o sorriso com lágrimas nos olhos ou o joinha.

Quer subir uma foto antiga do seu celular? Não é possível. Além disso, o BeReal não permite publicação de vídeos —exatamente um dos pontos focais das críticas ao Instagram, que vem tentando imitar o rival chinês TikTok, nativo de vídeos. Em outras redes e mídias, usuários nomeiam o aplicativo de ''anti-Instagram'' ou ''rede anti-social". O blog #Hashatg tentou falar com os desenvolvedores do aplicativo, mas não obteve resposta.

O BeReal vem conquistando usuários com sua funcionalidade simples e contrárias às tendências. Em julho, por exemplo, apareceu entre os aplicativos mais bem avaliados da App Store nos EUA, segundo monitoramento da empresa Sensor Tower.

Pouco mais de 1 milhão de pessoas baixaram o app na PlayStore, número minúsculo comparado ao WhatsApp, que acumula 5 bilhões de downloads.

Apesar de ser muito difícil uma nova rede surgir (várias ficaram pelo caminho nos últimos anos), sempre há espaço para despontar uma plataforma fora da Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp), como Snapchat e TikTok podem provar.

Telas do BeReal na App Store mostram funcionamento do aplicativo, que notifica seus usuários para publicação única no dia
Telas do BeReal na App Store mostram funcionamento do aplicativo, que notifica seus usuários para publicação única no dia - Reprodução/App Store

No Twitter, usuários compartilham dúvidas sobre o aplicativo, comentam demora da notificação diária e dizem aprovar a nova rede. Alguns dizem sentir-se jovens na rede; outros ainda endossam críticas ao Instagram e fazem piadas com Mark Zuckerberg, sugerindo que o Instagram já estivesse tentando copiar a função dual.

E você, já usou o aplicativo? Conte nos comentários.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.