#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu Eleições 2022 memes

Veja memes do primeiro debate presidencial

Piscadas, privatizações e retorno de 'tchutchuca' foram alguns dos memes que viralizaram

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As redes sociais foram tomadas por memes durante as quase três horas do primeiro debate presidencial deste ano, organizado por Folha, UOL e TVs Bandeirantes e Cultura. Mais do que simples brincadeiras e deboche, eles podem ser instrumentos de campanha, servir de termômetro à recepção do público e de seus nichos, alavancar a popularidade de candidatos ou mesmo desmoralizá-los.

Veja a seleção de memes que circularam na noite de domingo (28) e madrugada adentro.

Teve gente esperando pelo caos:

Nos bastidores, o meme quase vira realidade. Houve bate-boca e hostilidade entre o deputado federal André Janones (Avante-MG) e figuras bolsonaristas como o ex-ministro Ricardo Salles, Adrilles Jorge e Sergio Camargo, os três candidatos a deputado federal. Vídeos do confronto circularam nas redes:

Alguns manifestaram saudades da presença de Cabo Daciolo, cuja participação movimentou os debates presidenciais em 2018. Hoje, ele disputa uma vaga no Senado pelo Rio de Janeiro, filiado ao PDT:

Militantes cantaram vitória para seus candidatos ao fim do debate, outra movimentação rotineira. Independentemente da preferência, é inegável que, quanto a memes, Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe D'Avila (Novo) roubaram a cena. Desconhecidos para a maioria do público, ambos foram alvo de brincadeiras e comentários a respeito de seu discurso, comportamento ou aparência.

Na imagem, Felipe D'Avila aparece dos ombros para cima. Ele é um homem branco, de cabelos curtos e grisalhos, sobrancelhas pretas, não usa barba. Veste casaco preto e camisa social branca, sem gravata. À sua esquerda, o texto: "Eu vou privatizar você numa frequência que só a gente sabe".
Meme feito com o candidato à presidência, Luiz Felipe D'Avila - Reprodução/Twitter (@luanito10 - Luã Ramos)

A candidata sul-mato-grossense disse se incomodar "quando homens são tchutchuca com outros homens, mas vêm pra cima de mulheres sendo tigrão" em resposta a ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) à jornalista e apresentadora Vera Magalhães, remetendo a outro episódio de desentendimento do mandatário, com o youtuber Wilker Leão. Para completar, disse que em seu estado, cenário das gravações da novela Pantanal, "tem mulher que vira onça, e eu sou uma delas".

Além de suas falas marcantes, alguns notaram semelhanças entre a senadora e a apresentadora Patrícia Abravanel:

D'Avila foi comparado a Sylvinho, ex-jogador e ex-treinador do Corinthians:

A ênfase dada pelo candidato do Novo a propostas para reduzir a participação do Estado na economia virou meme:

Teve paródia:

Sobrou até para os microfones do evento:

Juntos, Soraya e Felipe viraram exemplo de polarização: ou pisca muito ou não pisca. Não teve terceira via entre os dois.

Simone Tebet (MDB) também se destacou, e motivou um dos memes mais caprichados do debate: sua proposta de "Poupança Jovem", que concederia dinheiro anualmente a estudantes do ensino médio e R$ 5.000 no ano de sua conclusão, surtiu neste fio:

Nem Belle Belinha escapou da repercussão. Hablaram dela mesmo:

Um dos trechos que tem circulado por redes e perfis bolsonaristas é uma resposta de Ciro Gomes (PDT) a Lula (PT). Apesar de não veiculada com clareza na transmissão, já que o microfone do pedetista estava mudo durante a fala do ex-presidente, um vídeo gravado no estúdio mostra o diálogo.

Lula provocou Ciro quando perguntado pela repórter especial da Folha, Patrícia Campos Mello, sobre a união da esquerda nas eleições: "Não fui pra Paris. Eu não saí do Brasil pra não votar no Haddad", disse o petista, referindo-se à polêmica envolvendo a ida de Ciro Gomes à França após o primeiro turno das eleições em 2018. O pedetista, na realidade, estava em Fortaleza durante a votação do segundo turno. Ciro responde: "Você tava preso".

A pergunta e a resposta completa dos candidatos pode ser vista abaixo. O momento específico da discussão acontece em 4:29.

A relação entre os dois candidatos foi alvo de comentários:

Futebol também não passou batido:

O perfil oficial de Bolsonaro não perdeu tempo e publicou três trechos de falas do presidente em seu perfil do Twitter nas horas seguintes ao debate. Abaixo, um deles:

O fundo musical do vídeo é uma batida de trap, uma das principais tendências musicais do país.

Com memes, a oposição a Bolsonaro classificou o presidente como mentiroso. Veja os erros dos presidenciáveis no primeiro debate da campanha, segundo a Agência Lupa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.