#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu Eleições 2022 twitter

'Deixem o Nordeste votar' viraliza e ultrapassa um milhão de publicações no Twitter

Internautas se mobilizam contra ação da PRF na região e pedem extensão do horário de votação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Campinas

Passa de 1,24 milhão o número de publicações nas redes sociais que reivindicam o direito ao voto no Nordeste. Uma série de vídeos foram gravados mostrando ações da PRF (Polícia Rodoviária Federal) que impediram e atrapalharam cidadãos de irem às urnas no segundo turno das Eleições 2022, neste domingo (30).

No Twitter, a frase "deixem o Nordeste votar" alcançou o topo dos assuntos do momento, acompanhada de termos como "crime eleitoral", "impedindo" e "faz alguma coisa".

Segundo relatos, ônibus estão sendo parados , estradas estão sendo fechadas e motos, apreendidas.

Nas redes sociais, internautas se manifestam sobre o medo de que as ações prejudiquem o exercício da democracia e pedem ampliação do horário de votação.

"Eu tô morrendo de medo do resultado dessas eleições, e não é exagero, cada reportagem que leio sobre o bloqueio dos cidadãos do nordeste de votar me passa um filme na cabeça, morro de medo do que nos espera pela frente." (@mindddd_wiwym)

"Em um dia pessoas apontando armas pra resolver discussão verbal, no outro policiais impedindo eleitores de exercer o seu direito ao voto. Que porra é essa que está acontecendo neste país! DEIXEM O NORDESTE VOTAR." (@_aboutmichele)

"As operações da PRF são um ataque a democracia. DEIXEM O NORDESTE VOTAR! O medo deles da força de Lula no Nordeste é pq sabem que aqui é o último polo de resistência contra o fascismo. Nós vamos vencer no voto, no respeito e em legítima defesa da democracia." (@Sougustavo_h)

"DEIXEM O NORDESTE VOTAR", endossou a ex-BBB e cantora nordestina Juliette Freire.

As ações desrespeitam uma determinação de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal. No último sábado (29), ele proibiu a realização de qualquer operação da PRF contra veículos utilizados no transporte público de eleitores.

Em reunião com Moraes nesta tarde, o diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, se comprometeu a interromper todas as abordagens em ônibus e obedecer a decisão do ministro.

Veja vídeos gravados neste domingo:

Região que mais votou em Lula (PT) no primeiro turno, com 67% dos votos válidos para o petista, o Nordeste foi alvo da campanha de Bolsonaro (PL) no segundo turno, em uma tentativa de diminuir a distância entre os dois candidatos.

Apesar disso, a Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (29) mostrou que a aprovação de Lula se manteve na região, com 67% dos votos para o candidato, frente a 28% para o atual presidente, considerando-se votos totais (71% a 29% nos válidos).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.