#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu Eleições 2022

'Favelado não é bandido', diz Rene Silva após fala de Bolsonaro sobre Complexo do Alemão

Presidente volta a associar visita de Lula a encontro com criminosos; líder comunitário ajudou a organizar ato de petista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo (SP)

Durante o último debate entre os candidatos à Presidência nesta sexta-feira (28), realizado pela Globo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a associar a visita do ex-presidente Lula (PT) ao Complexo do Alemão, no Rio, a um encontro com grupos criminosos.

Segundo Bolsonaro, Lula foi até à comunidade para se encontrar com o "chefe do narcotráfico", e não para ver o "povo trabalhador, o povo ordeiro". O candidato à reeleição disse ainda que "ninguém entra lá sem estar acompanhado da polícia" e insinuou que houve um acordo do petista com facções criminosas.

0
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante campanha política no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro. Boné usado pelo presidenciável com as letras CPX, cujo termo é uma abreviação da palavra "complexo", utilizada para se referir a um conjunto de favelas, aparece em fake news, associando as iniciais a facções criminosas - Eduardo Anizelli/Folhapress

Bolsonaro fez declarações de mesmo teor no debate entre os presidenciáveis na Bandeirantes, em 17 de outubro. Lula realizou uma caminhada no Complexo do Alemão no último 12, como parte de um ato de campanha.

A fala do presidente provocou, novamente, reações indignadas nas redes. O comunicador Rene Silva, líder comunitário e um dos organizadores da visita do petista, pediu, ironicamente, um direito de resposta em seu perfil durante o debate.

Silva também voltou a alavancar no Twitter a frase "Favelado não é bandido", que critica a ligação entre moradores de favelas e criminosos.

Após a primeira fala de Bolsonaro sobre a comunidade, apoiadores do presidente passaram a publicar conteúdos falsos associando a sigla "CPX" de boné usado por Lula na comunidade ao tráfico de drogas. A inscrição no chapéu do petista era, na verdade, a abreviação da palavra "complexo", nome dado a conjuntos de favelas, e não uma gíria falada por criminosos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.