#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu Twitter memes STF

'Me sentindo no Titanic'; tuiteiros aproveitam últimos momentos antes de bloqueio do X

Em clima de velório, internautas fazem publicações de despedida e citam Bluesky como alternativa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo (SP)

Embora habituados com turbulências e ameaças desde que Elon Musk assumiu a gestão do X em 2022, tuiteiros experimentam certo choque de realidade nesta sexta-feira (30) depois que o ministro do Supremo Alexandre de Moraes determinou o bloqueio da rede social no Brasil.

A decisão não tem efeito instantâneo e deve se concretizar nas próximas horas à medida que as operadoras de internet e as empresas intimadas forem formalmente notificadas.

Assim, como se estivessem em um navio prestes a afundar, internautas passaram a fazer publicações de despedida sob a frase ‘Adeus, Twitter’, que chegou a mais de 100 mil menções até a tarde desta sexta (30).

Um trecho do filme "Titanic", aliás, em que músicos se recusam a parar de tocar enquanto a embarcação histórica empena, foi um dos mais compartilhados.

"É uma m...., mas é meu lar."

Alguns fazem o velório da rede.

'Tantos anos de amargura destrutiva.'

E depois, para onde? O termo "Bluesky" foi parar nos assuntos mais comentados da rede. Até a noite desta sexta, é a plataforma concorrente ao X mais mencionada entre os internautas, com cerca de 35 mil menções.

Criada pelo confundador do Twitter Jack Dorsey, a rede parece emular, ao menos em sua interface, o X, com alguns diferenciais como o número de caracteres permitido por postagem. Em abril, ela viveu um boom de usuários em consequência do embate de Musk com a Justiça brasileira.

O #Hashtag listou outras alternativas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.