Lineup

Grandes shows e festivais de música no Brasil e no mundo

Lineup - Amon Borges
Amon Borges

Conheça Fernando Rosa, baixista que chamou a atenção de Lenny Kravitz, Slash e Spike Lee

Artista brasileiro faz show no Rio com baterista do Jamiroquai no TIM Music Noites Cariocas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O baixista brasileiro Fernando Rosa é uma das atrações do TIM Music Noites Cariocas neste sábado (26) no morro da Urca (zona sul do Rio). O músico se apresenta no anfiteatro do Bondinho Pão de Açúcar, com a participação de Derrick McKenzie, baterista do Jamiroquai, e do tecladista Vini Moraes.

Fernando tem se destacado nas redes sociais e abre a noite e aquece o público para Iza subir ao palco logo na sequência. Nas redes, ele fez releituras ainda mais dançantes de clássicos da black music, do funk e do soul.

No repertório, exibe versões inéditas de clássicos como "Don’t Stop Till You Get Enough" (Michael Jackson), "I Wish" (Stevie Wonder) e "Let’s Groove" (Earth, Wind & Fire).

Baixista brasileiro Fernando Rosa em sua casa em São Paulo tocando baixo
Baixista brasileiro Fernando Rosa em sua casa em São Paulo - Marcos Hermes/Divulgação

Nascido na zona leste de São Paulo, mais especificamente na região de Itaquera, o artista que começou a tocar violão aos 8 anos de idade tem chamado a atenção de diversos famosos com suas habilidades no baixo mostradas em vídeos na internet.

Os cantores Lenny Kravitz e Adam Levine, do Maroon 5, o guitarrista Slash e o baixista Duff McKagan, ambos do Guns N’ Roses, e o diretor de cinema Spike Lee são alguns dos grandes nomes que se admiraram com o trabalho do paulistano de 41 anos.

"O que eu amo na performance de baixo do Fernando é que ele é versado em múltiplos estilos e ele toca com autenticidade", diz Lenny Kravitz por mensagem ao Lineup. "Ele tem uma habilidade fantástica com as mãos e o mais importante é que ele demonstra amor e alegria por sua paixão por tocar."

Já Slash repostou em seu Instagram um vídeo de Fernando tocando baixo, enquanto Spike Lee o elogiou publicamente com comentários na mesma rede. "Você é bom com seu jogo de pés e baixo", disse o cineasta.

"Meu primeiro sentimento foi de surpresa. Depois dessas mensagens comecei a entender a força que tudo isso tomou na internet", afirma o brasileiro. "Fiquei muito feliz e partir daí muitas portas se abriram."

O crescimento nas redes foi visível. De 50 mil seguidores no Instagram em janeiro de 2020 contabiliza quase 450 mil em março deste ano.

Influenciado por soul, funk e Jazz e por nomes como Herbie Hancock, Stevie Wonder e Steely Dan, Fernando toca profissionalmente desde os 14 anos e já atuou em bandas como as de Ed Motta e Kell Smith, além de ter gravado as bases para o próximo trabalho do Chemical Brothers.

Fernando não canta e ainda não tem disco gravado, mas um novo trabalho já está nos planos. Sua equipe conta sua carreira vai se inspirar na do guitarrista Carlos Santana, que tem o instrumento como destaque e foca parcerias.

Ele desembarca no Rio após uma série de shows em casas importantes da Europa. Fez apresentações e esgotou ingressos em três noites em Londres (The Jazz Cafe) e duas em Paris (New Morning).

TIM Music Noites Cariocas

Trata-se do resgate do festival Noites Cariocas, que, produzido por Nelson Mota, teve a primeira edição em 1980. O festival ficou conhecido por revelar artistas do rock e do pop nacional na década de 1980 e teve uma segunda sequência de 2004 a 2009.

A arrancada se deu no último fim de semana com Léo Jaime, Paralamas do Sucesso e Diogo Nogueira. Capital Inicial foi o artista principal da noite desta sexta (25). Iza é atração neste sábado (26) e, após rumores de uma gravidez, a equipe da cantora nega o boato.

Promovido pelos empresários Alexandre Accioly e Luiz Calainho, o festival teve a TIM como marca patrocinadora para alavancar a realização. A marca tem investido na música como plataforma de comunicação com seu público.

"O Noites Cariocas e o Rock in Rio são os festivais mais longevos do nosso país e participaremos desses dois eventos em 2022, o que mostra a importância da música em nossa estratégia de marca e comunicação", diz Ana Paula Castello Branco, diretora de marca e comunicação da TIM Brasil.

Agenda Tim Music Noites Cariocas

18/3 - Os Paralamas do Sucesso e Leo Jaime
19/3 - Diogo Nogueira – Abertura Pocket Musical Tim Maia25
25/3 - Capital Inicial – Abertura Paulo Ricardo 35 anos do RPM26
26/3 - Iza - Abertura Fernando Rosa
1º/4 - BaianaSystem – Abertura Pocket Musical Cazuza
2/4 - Ney Matogrosso
8/4 - AnaVitória – Abertura Pocket Musical Cássia Eller
9/4 - Baby & Pepeu 140 Graus

Tim Music Noites Cariocas

Quando: 18, 19, 25 e 26 de março e 1º, 2, 8 e 9 de abril
Onde: Bondinho Pão de Açúcar
Quanto: R$ 193 a R$ 496 (mais taxas)
Mais informação: ingresse.com

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.