Lineup

Grandes shows e festivais de música no Brasil e no mundo

Lineup - Amon Borges
Amon Borges

Com Racionais, Ludmilla e O Grande Encontro, Breve Festival atrai 50 mil pessoas em BH

Festival na Esplanada do Mineirão teve Ney Matogrosso, Gloria Groove e Gal Costa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A previsão do tempo para este sábado (9) em Belo Horizonte era de tempo encoberto e chuva. Mas raios e trovões, por sorte, só puderam ser vistos e ouvidos, por volta das 23h, durante o show dos Racionais MC's no palco do Breve Festival, na Esplanada do Mineirão.

Mas não houve água de fato. A reprodução de uma tempestade com imagens no telão e ruídos faz parte da introdução de "Jesus Chorou", um dos grandes hits do grupo de rap, entre as principais atrações do evento na capital mineira neste fim de semana.

Formado por Mano Brown, Edi Rock, Ice Blue e KL Jay, o quarteto contou com a presença de parte da banda que fez a turnê comemorativa de 30 anos do grupo em 2019, além do rapper de BH Djonga, que já havia se apresentado mais cedo no festival.

Rapper Djonga (esq.)  com Mano Brown durante show do Racionais MC's no palco Amstel, do Breve Festival, na Esplanada do Mineirão (BH)
Rapper Djonga (esq.) com Mano Brown durante show do Racionais MC's no palco Amstel, do Breve Festival, na Esplanada do Mineirão (BH) - Bruno Kawagoe - 9.abr.2022/Divulgação

Juntos eles cantaram hits como "Mil Faces de um Homem Leal (Marighella)" e "Vida Loka - Parte 2", em um repertório com "Diário de um Detento", "Artigo 157" e "Negro Drama, para encerrar a programação do palco Amstel.

Do outro lado da esplanada, no palco Breve, Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo promoviam O Grande Encontro, tradicional performance com os três e sucessos como "Morena Tropicana" e "Frevo Mulher", que animaram parte das 50 mil pessoas presentes na terceira edição Breve Festival, segundo a organização.

O evento reuniu ainda outros nomes da música nacional, como Ney Matogrosso, Gal Costa, Ludmilla, Gloria Groove, Pitty, Duda Beat, Céu e Silva. Para boa parte do público, foi um grande desafio ter de escolher entre as atrações que se dividiam em dois palcos principais e coincidiam em horários.

​Ludmilla, por exemplo, fez um show potente e dançante no palco Breve, com o fim transformado num baile de favela, antes de correr para o aeroporto e viajar ao Rio para se apresentar na festa do Big Brother Brasil.

Em Belo Horizonte, "Cheguei", "Deixa de Onda", "Socadona" e "Maldivas", dedicada a sua companheira Brunna Gonçalves, foram algumas das músicas que fizeram famosos como Thelma Assis, médica e vencedora do BBB 21, e o rapper Djonga curtirem a performance no pé do palco.

Na sequência, no mesmo espaço, Gal Costa veio com "Baby", "Barato Legal", "Brasil" e "Festa do Interior".

Após uma grande apresentação no Lollapalooza, Gloria Groove também foi a Minas Gerais com suas dançarinas e músicas para agitar a plateia.

Diferentes figurinos e rebolado se mesclam a canções de sua carreira em franca ascensão. "Com esse show consigo mostrar varias versões de Gloria Groove", disse a artista ao Lineup nos bastidores.

Durante o dia, o capixaba Silva, um dos expoentes do cenário da nova MPB no país, apresentou a serenidade que lhe é característica com um repertório capaz de cativar os fãs com "Soprou", "Feliz e Ponto", "A Cor É Rosa" e a releitura de Beija Eu".

Gloria Groove em show no Breve Festival, na Esplanada do Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Gloria Groove em show no Breve Festival, na Esplanada do Mineirão, em Belo Horizonte (MG) - I Hate Flash - 9.abr.2022/Divulgação

Com casa cheia, para entrar no espaço do Mineirão, muitos fãs enfrentaram grandes filas, que rodeavam o estádio. Houve relatos de espera de até duas horas e meia no portão da pista comum.

Por causa da pandemia de Covid-19, o evento teve de ser adiado três vezes e a expectativa para este ano era grande. Inicialmente a terceira edição estava agendada para 16 de maio de 2020, passou para 31 de outubro de 2020 e posteriormente para 7 de agosto de 2021.

Ainda não foi confirmada a data da quarta edição do festival, mas possivelmente será em abril do próximo ano.

Cantor capixaba Silva em show no Breve Festival, na Esplanada do Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Cantor capixaba Silva em show no Breve Festival, na Esplanada do Mineirão, em Belo Horizonte (MG) - Bruno Santos - 9.abr.2022/Divulgação
Palhaço, personagem presente no show do Racionais MC's, no palco do Breve Festival, em Belo Horizonte (MG)
Palhaço, personagem presente no show do Racionais MC's, no palco do Breve Festival, em Belo Horizonte (MG) - Amon Borges - 9.abr.2022/Folhapress

O jornalista viajou a convite do Breve Festival

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.