Lineup

Grandes shows e festivais de música no Brasil e no mundo

Lineup - Amon Borges
Amon Borges

Mano Brown celebra 52 anos em show do Racionais MC's em SP

Grupo de rap se apresentou no Espaço das Américas (zona oeste) com a abertura de Dexter e Rincon Sapiência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

​São Paulo, dia 22 de abril de 2022. Ali esteve Mano Brown, que completou 52 anos nesta sexta, e subiu ao palco do Espaço das Américas (zona oeste de São Paulo) para celebrar com seus companheiros Edi Rock, Ice Blue e KL Jay em um show do Racionais MC's.

O principal grupo de rap do país fez a apresentação, que começou à 1h20 do sábado (23) e seguiu até quase 3h, acompanhado por uma banda, basicamente nos mesmos moldes da turnê Racionais 3 Décadas, que em 2019 comemorou 30 anos de união dos quatro artistas.

No repertório, canções que revisitam todas as fases da carreira. Hinos como "Diário de um Detento", "A Vida É Desafio", "Capítulo 4, Versículo 3″, "Jesus Chorou", "Vida Loka" (parte 1 e 2) e "Negro Drama" foram entoados pelo quarteto e pelo público a plenos pulmões, que esgotou os ingressos para o evento.

Foto mostra o músico Mano Brown em um show, vestindo óculos preto e apontando o dedo para o público
Mano Brown em show do Racionais MC's no Espaço das Américas (zona oeste de São Paulo) - Rafael Strabelli - 23.abr.2022/Divulgação

Fizeram parte da festa ainda os rappers Dexter e Rincon Sapiência, que fizeram os shows de abertura da noite.

Foi justamente com Dexter no palco durante a execução de "Voz Ativa", com o Racionais, os artistas e o público se lembraram do aniversário de Brown e puxaram um "Parabéns a Você".

"Muita gente queria estar aqui hoje e não conseguiu. [...] Nós que somos sobreviventes dessa guerra que houve de março de 2020 em diante", disse Brown em agradecimento citando a pandemia de Covid-19.

Rock in Rio e outros festivais

O Racionais foi anunciado como headliner do palco Sunset do Rock in Rio no chamado dia do rap, em 3 de setembro deste ano, em entradas já esgotadas.

"É um direito conquistado, é um reconhecimento da grandeza e da representatividade desse movimento dentro do nosso país", disse Mano Brown por telefone ao Lineup, à época do anúncio. O artista volta ao festival após se apresentar, também no palco Sunset, ao lado de Bootsy Collins em 2019.

Na mesma data, completando o lineup, Criolo e Mayra Andrade, Xamã e Brô MC's, Papatinho e L7nnon convidando MC Hariel e MC Carol.

No início de abril, o Racionais foi destaque do Breve Festival, em Belo Horizonte. No palco, eles contaram com a participação de Djonga, um dos principais nomes da nova cena do rap nacional.

A agenda ainda tem entre os compromissos outro grande evento, em 17 de junho. O festival Forró da Lua Cheia, em Altinópolis (interior de São Paulo).

Turnê nos EUA

Além de diversos shows pelo Brasil, o grupo anunciou também uma turnê com, por ora, cinco apresentações marcadas nos Estados Unidos. Os eventos estão marcados para o meio deste ano.

Os artistas passam por algumas cidades da costa leste americana: Danbury (Connecticut), em 15 de julho, Elizabeth (Nova Jersey), em 16 de julho, Revere (Massachusetts), em 17 de julho, Miami (Flórida), em 22 de julho, e Orlando (Flórida), em 23 de julho.

"Essa volta aos palcos nos EUA não poderia ser mais especial, vamos celebrar nossos 33 anos de carreira com nosso público brasileiro que residem nos EUA", afirmou Mano Brown ao anunciar a turnê. "Nossa sonoridade é muito viva dentro do nosso DNA e estamos ansiosos para mostrar esse show com sucessos de toda nossa carreira", disse Edi Rock.

Documentário na Netflix

Neste mês, a Netflix também confirmou a produção de um documentário sobre a história do Racionais MC's.

A gigante do streaming anunciou que o filme dirigido por Juliana Vicente, terá imagens inéditas do acervo do grupo, com apresentações em ruas da periferia e grandes shows.

"A primeira entrevista que fiz com eles demorou horas e ali eu percebi que precisava ser um documentário. Eles esqueciam que tinha câmeras, parecia que estavam em terapia. Espero que as pessoas sejam tocadas e transformadas por eles", disse a diretora.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.