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Máquinas do tempo - Eduardo Sodré
Eduardo Sodré

Chinesa BYD lança utilitário elétrico de luxo no Brasil

Marca também planeja comercializar modelos híbridos no país

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São Paulo

Após investir na montagem de chassis de ônibus elétricos em Campinas (interior de São Paulo), a montadora chinesa BYD se volta para a venda de carros de passeio que trazem baterias no lugar de um tanque de combustível.

A marca já comercializava alguns modelos com essa tecnologia, mas apenas para frotas. Agora o alvo é o varejo, e a estreia ocorre com um carro de alto luxo.

Chinesa BYD lança utilitário esportivo Tan
Chinesa BYD lança utilitário esportivo Tan no mercado brasileiro - Divulgação

O utilitário elétrico BYD Tan chega com sete lugares e interior de carro premium. O preço vai pelo mesmo caminho: cerca de R$ 400 mil, a ser confirmado em 2022.

O modelo está em pré-venda, com as primeiras entregas previstas para o primeiro semestre do próximo ano. A marca será representada pelo grupo Eurobike, que tem longa experiência com marcas de luxo.

Mas será que este chinês é de fato um carro premium? Após um primeiro teste, a resposta é sim.

A montadora apostou em um modelo bem diferente das antigas vans elétricas que chegaram ao Brasil. O Tan tem tração integral, potência combinada de 517 cv e materiais de ótima aparência na cabine. Há um certo excesso de tons e texturas, mas nada parece de baixa qualidade ou mal encaixado.

O painel de controle da central multimídia é giratório: ao toque de um botão na tela ou no volante, o mostrador pode ir da vertical para a horizontal. Precisar não precisa, mas vai divertir as crianças a bordo.

Tanto os bancos dianteiros como o volante têm ajustes elétricos, algo visto em modelos como BMW X5 ou Mercedes GLE, ambos com preços próximos a R$ 600 mil.

O grande diferencial do Tan é ser 100% elétrico, com capacidade para rodar 437 quilômetros em uso misto (cidade/estrada), segundo o Inmetro. Na pista do Haras Tuiuti, em Tatuí (interior de São Paulo), o SUV de luxo foi do zero aos 100 km/h em 4,4 segundos.

Para comparar, o Audi e-Tron Sportback (R$ 605 mil) cumpriu a mesma prova em 5,7 segundos, de acordo com o Instituto Mauá de Tecnologia.

A BYD —que, além dos chassis de ônibus em Campinas, produz baterias em Manaus—, pretende trazer ainda carros híbridos para o Brasil. Esses modelos entrariam em uma faixa de preço mais competitiva, para brigar, por exemplo, com o Toyota Corolla Hybris Flex (R$ 169,7 mil).

Os planos incluem uma possível produção nacional de carros de passeio eletrificados, mas, por enquanto, todos os veículos serão importados da China.

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