Máquinas do tempo

Passado, presente e futuro da mobilidade e da indústria automotiva

Máquinas do tempo - Eduardo Sodré
Eduardo Sodré

Salão do Automóvel renasce como São Paulo Motor Experience

Evento terá testes de carros com agendamento por aplicativo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Anfavea (associação das montadoras) confirmou que São Paulo receberá um novo evento automotivo em 2022. Mas não se trata do Salão do Automóvel de antes.

"O conceito anterior de salão foi uma grande experiência, mas acabou. Agora trabalhamos em um novo conceito", disse Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, durante a coletiva realizada na segunda (7). Segundo o executivo, o evento se chamará São Paulo Motor Experience.

Mercedes-Benz AMG One em exibição no Salão do Automóvel de São Paulo 2018 - Eduardo Anizelli - 6.nov.2018/Folhapress

A Reed Exhibitions, empresa que organizará o evento, prepara um anúncio com mais detalhes, mas já se sabe que o local escolhido será o autódromo de Interlagos. Segundo o portal Automotive Business, o evento acontecerá entre os dias 6 e 14 de agosto.

Além da exposição de carros, haverá agendamento de test-drives por meio de aplicativo, tanto na pista do autódromo como em um circuito off-road que será montado no complexo.

A última edição do Salão do Automóvel de São Paulo ocorreu em 2018. Em 2020, o evento foi cancelado devido à pandemia de Covid-19, mas já estava ameaçado pela desistência de marcas como Chevrolet, Hyundai e Toyota.

O novo formato deve atrair mais empresas do setor, que seguem em negociação com a organizadora.

Segundo a Reed Exhibitions, a última edição do salão, que foi realizada no pavilhão São Paulo Expo (zona sul), movimentou R$ 320 milhões.

A história da mostra começou em 1960, no Parque do Ibirapuera (zona sul). Naquele ano, 12 fabricantes expuseram modelos como o diminuto Romi-Isetta e o Alfa Romeo 2000 JK.

O evento, que tradicionalmente ocorria a cada dois anos, deixou de ser realizado por motivos econômicos em outros momentos. A edição de 1982, por exemplo, foi transferida para 1983.

Em 1986, as grandes montadoras anunciaram que não participariam do evento, e os espaços foram ocupados por cerca de 60 carros de importação temporária, que vieram ao Brasil apenas para a feira realizada no Pavilhão de Exposições do Anhembi (zona norte).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.