Maternar

No blog, as mães Havolene Valinhos e Tatiana Cavalcanti abordam as descobertas do início da maternidade

Maternar - Havolene Valinhos e Tatiana Cavalcanti
Havolene Valinhos e Tatiana Cavalcanti

Queda, afogamento e sufocamento lideram acidentes letais em crianças

Pediatra orienta fazer combinados para sempre ter um adulto de olho nos pequenos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Acidentes são a principal causa de morte entre crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Por ano, são registrados mais de 3.300 óbitos e outras 112 mil internações em estado grave, segundo a ONG Criança Segura.

Até completar um ano, o acidente que mais mata é a aspiração de objetos. Em geral, ocorre com brinquedos, alimentos pequenos e objetos macios.

Afogamentos ocorrem mais entre crianças de 1 e 4 anos e acontecem em piscinas, rios, lagos, mar e até mesmo em casa, motivados por banheiras e baldes. Já entre 5 e 14 anos, os acidentes de trânsito são os mais letais.

Fotografia colorida mostra uma praia lotada de banhistas. No centro da imagem há uma placa de perigo fincada na areia da praia.
Afogamento está entre as principais causas de morte entre crianças até quatro anos - (Foto: Bruno Santos/ Folhapress)

Em relação às internações, as quedas são o motivo mais comum. Ocorrem do sofá, cama, janelas, lajes, parquinhos e tropeções na rua.

Queimaduras estão em segundo lugar. Acontecem por contato com a chama, líquidos quentes ou choques elétricos.

O mais chocante, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria é que 90% de todos esses acidentes são evitáveis. Abaixo, veja vídeos com dicas por assunto.

FESTAS DE FINAL DE ANO

Grande parte dos acidentes ocorre durante as férias escolares, nos finais de semana ou durante o verão. A maioria é registrada no final da tarde e começo da noite.

Os encontros familiares ou entre amigos podem gerar maior distração dos pais, ainda mais se estiverem sob efeito de álcool, lembra o pediatra Fernando Foresti. "Pais ou cuidadores devem fazer combinados para sempre ter alguém de olho nas crianças", orienta o médico.

Ele lembra que aos 2 anos as crianças não têm medo de nada e não possuem noção de perigo. Além disso, são extremamente curiosas, aventureiras e não possuem percepção ampliada do local onde estão.

Para evitar afogamentos, Foresti indica colocar os bebês a partir de seis meses na natação, se possível. "Isso já vai ambientar a criança e dar noção de como boiar ou se segurar na borda da piscina".

Ele destaca que as boias mais seguras são as que contornam o corpo e os braços da criança, não permitindo que afundem.

Em relação às viagens à praia, o especialista reforça o uso de protetor solar, hidratação constante e atenção aos alimentos servidos aos pequenos, para evitar também infecções intestinais.

PRESENTES PERIGOSOS

Mais baratos e fáceis de serem encontrados, os brinquedos falsificados podem causar intoxicação e soltar peças, ocasionando sufocamento nas crianças.

Mariana Benfati, sócia da Daniel Advogados, lembra que antes de chegar às lojas, os brinquedos devem passar pelos mais variados testes para garantir que o produto não apresente nenhum tipo de defeito ou material tóxico que porventura coloque em risco a vida das crianças.

"O consumidor acaba ficando extremamente vulnerável quando compra um produto falsificado, já que normalmente estes infratores atuam na total clandestinidade e dificilmente se preocupariam em reparar qualquer dano causado por algum produto que comercializa", diz a advogada.

"Não podemos esquecer que o produto falsificado, ainda que seja um brinquedo, é um produto ilícito objeto de crime e quem o adquire também comete crime de receptação", conclui.

INTOXICAÇÃO E PICADAS DE BICHOS PEÇONHENTOS

Os meses mais quentes também registram aumento nos casos de ataques de bichos peçonhentos, como o escorpião. Em 2020, foram 36 mil casos e 7 óbitos de crianças em São Paulo.

Nesses casos, não se deve realizar qualquer manipulação na tentativa de extrair o veneno, como espremer ou chupar a ferida. "Não é possível retirar o veneno do escorpião mecanicamente, por isso, qualquer tentativa se configura na perda de um tempo precioso para o socorro, uma vez que o tratamento é feito a partir da aplicação de soro, quando indicado"​, explica o gerente médico do Ceatox, Centro de Assistência Toxicológica do Instituto da Criança e do Adolescente HCFMUSP, Carlos Roberto de Medeiros.

Escorpião é um animal de hábito noturno e que se adaptou com facilidade aos centros urbanos, sobretudo, por não estar exposto aos perigos existentes na natureza, a exemplo dos predadores.

Por se alimentar de baratas, a população deve ficar atenta para não acumular lixo, resto de alimentos e entulhos. "Evite deixar o berço ou a cama da criança encostada à parede, sacuda as roupas e os sapatos, não acumule louça suja na pia e faça a vedação de ralos e frestas de portas e paredes", recomenda Medeiros.

DICAS PARA EVITAR ACIDENTE NO CARRO

CASA SEGURA

TELEFONES IMPORTANTES

Em caso de acidentes, é muito comum os pais terem um "branco" por causa do susto. Vale deixar salvo no celular ou anotado em um papel na geladeira os seguintes números:

Corpo de Bombeiros 193

SAMU 192

Ceatox (Intoxicações ou picadas de animais peçonhentos): (11) 3201-5000 ramal 1560 ou (11) 3201-5175 (24 horas por dia).

Curta o Maternar no Instagram

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.