Maternar

No blog, as mães Havolene Valinhos e Tatiana Cavalcanti abordam as descobertas do início da maternidade

Maternar - Havolene Valinhos e Tatiana Cavalcanti
Havolene Valinhos e Tatiana Cavalcanti
Descrição de chapéu maternidade

De consultoria grátis à roda virtual; confira programação da Semana Mundial de Amamentação

Tema deste ano foca na educação e no apoio para o sucesso do aleitamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As chances da amamentação dar certo aumentam quando a busca por informação ocorre antes do bebê nascer e, quando após seu nascimento, ele é colocado em contato pele a pele com a mãe.

Fora isso, a presença de familiares e amigos oferecendo escuta e apoio emocional [e prático, principalmente] para a mãe recém-parida também eleva o sucesso de aleitamento, segundo a OMS.

Também é possível buscar ajuda gratuita nos bancos de leite, postos de saúde ou de forma particular, com consultoras em amamentação.

Sentada dentro de uma piscina plástica com água, uma mãe segura seu bebê recém nascido próximo ao seu peito. Envolto em uma toalha clara, só é possível ver parte do cabelo escuro dele. Ela é branca, tem cabelo castanho escuro preso em coque, e piercing de argola no nariz. Do lado de fora, debruçado sobre a mãe e dando um beijo em seu ombro, o pai, um homem preto, calvo que veste camisa preta com estampas floridas.
Semana mundial da amamentação foca em apoio e educação - Katia Lopes Fotografia de Parto

Neste ano, a Semana Mundial de Amamentação foca a educação e o apoio. E para celebrar a data, diversas atividades gratuitas serão oferecidas para quem quer aprender mais. Confira a agenda:

01.08.2022

Consultoria gratuita pelo celular. A fisioterapeuta Dalmara Coutinho oferece atendimento gratuito nesta segunda-feira pelo número (31) 9553699922.

Sesc Santo André, 14h, Palestra Amamentação, benefícios, desafios e possibilidades. Roda de conversa com gestantes e o coletivo Raízes do Parto

Palestra online Redes de Apoio a amamentação: do nascimento ao retorno o trabalho. Shilei Tessarini é nutricionista e ajudou a implantar dois bancos de leite humano. Inscrição no site do Sesc.

CineSesc Sessão gratuita do filme De Peito Aberto. Documentário conta a vida de seis mães com diferentes realidades desde o parto até os 180 dias do bebê. Na sequência, haverá bate-papo com Graziela Mantoanelli e Flavia Castelan (19h30)

02.08

Sesc Araraquara, Palestra Amamentação e Introdução Alimentar Adequada, com Larissa Dantas Tannuri, às 18h30

Bate-papo online Virei Vovó, e Agora? Com viviane Laudelino, nutricionista, mestre e doutora pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Inscrições no site do Sesc. (15h e 19h)

03.08

Sesc Pompeia: Plantão Amamentação. Encontro com multiprofissionais, a partir das 16h30 (Sala 1 das Oficinas de Criatividade)

Sesc Santo André, Alternativas para oferecer o leite materno na ausência da mãe. Bate-papo com Nerli Andreassa, às 10h.

Os desafios do aleitamento materno e a importância da escolha do pediatra, com Ana Paula Figueiredo e Isa Crivellaro. Mediação de Ariane Feltrin Pasuld . Palestra online pelo Zoom, às 10h30.

04.08

Sesc 24 de Maio, das 16h às 17h30 - Espaço Brincar, 9º andar.

Para mamar e comer bem - nutrindo as redes de informação apoio e incentivo. Roda de conversa sobre amamentação com a nutricionista especializada em nutrição materno e infantil Carla Massuia, a psicóloga especializada em parentalidade e perinatalidade Carla Mantovani e Mila Rosa, terapeuta e consultora em aleitamento materno.

Plataforma Zoom Meeting , das 16h às 17h30 (inscrições online)

Mulher Negra e Aleitamento Materno, com Isabel Cruz, enfermeira, mestre e doutora em enfermagem e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Atividades de Enfermagem e o Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra.

Sesc Itaquera - Podcast Amamentação continuada: ainda sai leite?, com Marina Martins, Jeniffer Nascimento e Michelle Alves. Dúvidas em torno da amamentação continuada (dias 4 e 5/08, às 17h).

Da gestação ao colo da mamãe - Bate-papo online no Youtube com Ana Lúcia Rodrigues Reis, nutricionista, especializada em sáude da mulher e nutrição materno infantil.

05.08

Sesc Santo André, 14h, Palestra Amamentação, benefícios, desafios e possibilidades. Roda de conversa com gestantes e o coletivo Raízes do Parto

06.08

Ses Pompeia, Um mundo para comer. Palestra sobre introdução alimentar que explora a experiência sensorial com Raquel Francischi, nutricionista (Sala 1 das Oficinas de Criatividade).

07.08

Sesc Pompeia: Plantão de Amamentação. Encontro com multiprofissionais, a partir das 10h30 (Sala 1 das Oficinas de Criatividade)

O uso de máscara de proteção é obrigatório, assim como a comprovação da vacinação. As atividades estão sujeitas à mudança de horário. A programação completa pode ser acessada no site do Sesc.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.