Mensageiro Sideral

De onde viemos, onde estamos e para onde vamos

Mensageiro Sideral - Salvador Nogueira
Salvador Nogueira

Siga ao vivo nesta segunda (29) o lançamento da missão Artemis I

Voo de foguete e cápsula é primeiro passo da Nasa no retorno tripulado à Lua

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nesta segunda-feira (29), a Nasa realiza sua primeira tentativa de lançar a missão Artemis I, primeiro voo-teste do foguete SLS (Space Launch System) com a cápsula Orion, destinada a levar humanos de volta à Lua. A janela de oportunidade para o lançamento, que neste teste não terá tripulação, se abre às 9h33 (de Brasília) e dura por duas horas. Aqui no Mensageiro Sideral, você acompanha ao vivo o início da missão, a partir das 9h.

A contagem regressiva começou 48 horas antes da decolagem, que deve ocorrer na plataforma 39B do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, Flórida. Mas ainda há desafios a superar. Tempestades na tarde de sábado (27) sobre o sítio de lançamento provocaram a queda de raios nas imediações do foguete, captados pelos para-raios circundantes (um na torre 1 e dois na torre 2). Aparentemente foram descargas de baixa magnitude, mas a ocorrência exige checagem nos sistemas de solo e do veículo. De toda forma, a contagem prosseguiu sem sobressaltos.

A previsão do tempo dá conta de 70% de chance de boas condições para o momento do voo – perspectiva animadora, ainda mais levando em conta a janela de duas horas. Mas, claro, para além da meteorologia, é possível que haja algum problema com os sistemas de lançamento. Não custa lembrar que, no último "ensaio molhado" (em que o foguete é levado à plataforma e abastecido, simulando todas as etapas até o lançamento), a agência espacial americana acabou interrompendo a contagem faltando 29 segundos. De acordo com os técnicos, o problema que impediu o cumprimento da meta (chegar até 5 segundos do lançamento simulado) foi identificado e solucionado.

O foguete Space Launch System (SLS) com a cápsula Orion repousa sobre a plataforma 39B, antes do lançamento da missão Artemis I
O foguete Space Launch System (SLS) com a cápsula Orion repousa sobre a plataforma 39B, antes do lançamento da missão Artemis I - Reuters

Caso parta nesta segunda-feira (29), a missão pode ter uma duração de até 42 dias, tornando-se o mais longevo voo de uma cápsula destinada a levar tripulação ao espaço profundo. A Orion viajará levando experimentos e dois manequins a uma órbita lunar retrógrada distante, antes de voltar à Terra e amerissar no oceano Pacífico. Se a contagem tiver de ser interrompida e o lançamento, adiado, há duas datas reservas para novas tentativas, nos dias 2 e 5 de setembro.

Se tudo correr bem com o teste, o caminho estará aberto para a Artemis II, primeira missão a levar humanos aos arredores da Lua desde a Apollo 17, em dezembro de 1972. A Nasa espera realizar esse próximo voo em 2024, com possibilidade de que acabe ficando para 2025.

Siga o Mensageiro Sideral no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.