Morte Sem Tabu

Morte Sem Tabu - Camila Appel, Cynthia Araújo e Jéssica Moreira
Camila Appel, Cynthia Araújo e Jéssica Moreira
Descrição de chapéu Mente jornalismo

Quem tem medo de matar no Brasil?

O luto sem fim - e sem culpa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Não foram confirmadas até o momento as mortes do indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, desaparecidos desde o dia 5 de junho na Amazônia, mas o nosso projeto de democracia certamente morreu.

E nós estamos tão exaustos.

É muito mais do que o sentimento de luto neste mesmo país que não aguenta mais perder ninguém e, mesmo assim, as pessoas seguem morrendo e nós seguimos perdendo.

Estamos perdendo ainda mais do que as pessoas, estamos perdendo o futuro.

Morreu Marielle, morreram as vítimas da chacina de Jacarezinho, morreram os filhos das mães de Vila Cruzeiro e nós não temos qualquer perspectiva de que os responsáveis por todas essas mortes sejam punidos.

Como é que um país pode seguir de pé quando sabe que continuará em luto mais e mais vezes e não pode colocar a culpa por esse luto em quem tem a culpa, porque não nos dão o direito de saber quem são?

Atribuir tudo a governos de morte, embora seja tentador, é muito pouco e pode tornar as coisas bem mais fáceis para quem quer nos matar. Há muito mais interessados e beneficiados na manutenção das estruturas fratricidas do que os governos de ocasião, mesmo os que são ostensivamente favoráveis a elas.

Antes a gente falava que o Brasil era o país da impunidade, porque via pessoas condenadas por crimes graves escapando do cumprimento de penas que já considerávamos leves - ainda que tenhamos, por outro lado, a terceira maior população carcerária do mundo. Agora não vemos nem mesmo essa condenação: paramos antes de conseguir dar nomes aos culpados.

Quem tem medo de cometer crimes, os piores deles, em um cenário desses? Quem tem medo de matar no Brasil?

É tarde demais para acreditar que compartilhar milhares de tweets que dizem milhares de vezes que vivemos projetos governamentais de extermínio e genocídio pode nos ajudar a interromper esse ciclo.

A nossa democracia morreu antes mesmo de nascer para a maior parte da população brasileira. Seguimos morrendo diariamente junto dela - e já não podemos sequer nos dar ao luxo de saber quem nos mata.

Cynthia Pereira de Araújo

Doutora em Direito pela PUC-Minas, com doutorado-sanduíche pela Universidade de Vechta/Alemanha (bolsista Capes-Daad). Autora da obra "Existe Direito à Esperança? Saúde no Contexto do Câncer e Fim de Vida". Advogada da União.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.