Música em Letras

O mundo dos sons por meio da leitura

Música em Letras - Carlos Bozzo Junior
Carlos Bozzo Junior

Festival 'Mestre dos Saberes' homenageia mestres da cultura popular brasileira

Evento traz jongo, samba, capoeira, puxada de rede, afoxé e o cancioneiro popular, entre outras manifestações populares

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A partir desta quarta-feira (15) as atrações do festival "Mestre dos Saberes" vão ao ar até domingo (19) de dezembro, sempre a partir das 21h, no canal da Pôr do Som no YouTube em www.youtube.com/pordosomcultural.

Manifestações populares como o bumba meu boi, o jongo, o samba, a capoeira, o samba de roda, a música afro, a puxada de rede, o afoxé e o cancioneiro popular estão reunidas nos shows que terão transmissão gratuita.

Conheça, a seguir, cada uma das atrações do festival "Mestres dos Saberes"

Em foto colorida Tião Carvalho empunha um cavaquinho que toca ao cantar
Mestre Tião Carvalho, uma das atrações do festival 'Mestres dos Saberes' - Bruno Marques/Divulgação

Na quarta-feira (15) o mestre que irá se apresentar é Tião Carvalho, maranhense radicado em São Paulo, que atuando como cantor, compositor, músico, dançarino, brincante e educador, há mais de 40 anos, difunde a cultura popular brasileira no Brasil. Fundador e diretor do Grupo Cupuaçu e com dois discos solos lançados, Tião Carvalho conhece muito sobre danças, cantigas brincadeiras populares e festividades tradicionais.

Com Tião Carvalho (Voz), estão Ariel Coelho (percussão), Celso França (bateria), Ivan Gomes (contrabaixo), Marina Bastos (sopros), Paola Gibram (sanfona e teclado), Pedro Cury (violão e guitarra) e Yuri Carvalho (percussão).

Vestindo uma bata branco, com detalhes cloridos bordados, o mestre Lumumba canta no microfone
Benedito Luiz Amauro, o mestre Lumumba - Bruno Marques/Divulgação

Na quinta-feira (16) é a vez do mestre Lumumba, o Benedito Luiz Amauro, filho de Ogum, "fazedor" de tambores (Oni-lu), conhecedor dos mistérios do ofício milenar da percussão, poeta e compositor, mostrar sua arte. No início da década de 1980, lançou seu primeiro compacto "Cafuné", ocasião em que conheceu mestre Didi, sacerdote máximo do culto aos ancestrais, que abriu a percepção de Lumumba para o mundo dos ritmos e instrumentos afro-brasileiros.

Acompanhando Lumumba (voz e violão), estão Marquinho Mendonça (guitarra e viola), Bruno Luciano (contrabaixo), Farmer Drummer (bateria) e João Nascimento (percussão).

Vestindo chapéu preto e camisa colorida, mestre Kenura canta ao microfone
Mestre Kenura - Bruno Marques/Divulgação

Na sexta-feira (17), o mestre Kenura manisfestará a sua arte. Nascido em Itabuna (BA), iniciou-se na capoeira em 1960. Mestre Kenura dedica-se à pesquisa e ao ensino da capoeira angola regional e seu universo musical, coreográfico e simbólico em que se destacam as manifestações do samba de roda, o maculelê e a puxada de rede. Fundou, em 1990, o grupo "Água de Menino", voltado ao ensino e difusão dessas artes por meio de oficinas, workshops, cursos, aulas e apresentações.

Acompanhando o mestre Kenura (voz, berimbau e atabaque), estão Aline Fernandes (voz e percussão), Edu Guimarães (sanfona e agogô) e Valentina (berimbau, voz, vaso e percussões).

Vestindo turbante, de óculos, e usando vários colares a mestra Ana Maria Carvalho canta ao microfone
A mestra Ana Maria Carvalho - Bruno Marques/Divulgação

No sábado (18), a mestra Ana Maria Carvalho herdeira direta de mestres da cultura popular, cantora, compositora, educadora e brincante ocupa seu espaço no festival. Intérprete do Grupo Cupuaçu, há mais de 20 anos, e cantora e atriz do teatro Ventoforte, há 25 anos. Com um disco solo lançado, ela teve suas composições gravadas por vários artistas. O trabalho autoral da compositora revela forte influência da sua terra natal, o Maranhão, como bumba meu boi, cirandas, forró, cacuriá, ladainhas do Divino Espírito Santo, acalantos, sambas e cantigas de roda tradicionais.

Acompanham Ana Maria Carvalho (voz e maracá), Ana Flor de Carvalho (voz e percussão), Ariel Coelho (percussão), André Fajersztajn (clarinete), Marquinho Mendonça (violão, viola e cavaco) e Guilherme Kafé (baixo), participação especial de Arce Correia (voz).

Grupo de três jongueiros tocam seus tambores
Jonqueiros - Bruno Marques/Divulgação

No domingo (19), o espetáculo Saravá Jongueiros reúne artistas de São Paulo e de Guaratinguetá. "Saravando" a ancestralidade, mestres, as novas gerações, os presentes e os ausentes, o encontro de jongueiros e jongueiras da cidade de São Paulo com os mestres, mestras e descendentes diretos dos Jongueiros do Tamandaré, bairro de Guaratinguetá, lugar histórico do jongo no Estado de São Paulo promete.

De São Paulo: Luiz Fonseca Lobo (voz e tambu), Paulo Dias (voz e tambu), Cesinha Azevedo (voz e tambu). De Guaratinguetá: Regina Helena Jeremias (voz e tambu), Fatinha do Jongo (voz e tambu) e André Jongo (voz e tambu).

Bons shows!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.