Música em Letras

O mundo dos sons por meio da leitura

Música em Letras - Carlos Bozzo Junior
Carlos Bozzo Junior

Edu Ribeiro Trio lança álbum 'News' em show

O Música em Letras esteve no ensaio do trio; assista aos vídeos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O baterista catarinense Eduardo José Nunes Ribeiro, o Edu Ribeiro, completa 47 anos nesta quinta-feira (13), com show no palco do Blue Note, em São Paulo, onde lançará, ao lado do baixista Bruno Migotto e do guitarrista Vinícius Gomes, o álbum "Edu Ribeiro Trio – News".

O Música em Letras esteve no último domingo (9) no ensaio do trio, no estúdio do baixista Bruno Migotto, na Vila Mariana, em São Paulo, gravou três vídeos com os artistas (assista aos vídeos no final do texto), entrevistou o baterista Edu Ribeiro e realizou um faixa a faixa com o músico, com exclusividade para o blog.

Em foto colorida integrantes do Edu Ribeiro Trio posam para a câmera sorrindo
Da esquerda para a direita, o contrabaixista Bruno Migotto, o baterista Edu Ribeiro e o guitarrista Vinícius Gomes, integrantes do Edu Ribeiro Trio - Carlos Bozzo Junior/ Folhapress

Leia, a seguir, a entrevista que Edu Ribeiro concedeu ao Música em Letras.

O que o motivou a gravar o álbum "News"?

Participei de um festival no Sul, em 2019, que não tinha estrutura para levar meu quinteto. Pediram uma formação menor e montei o trio com o Vinícius [Gomes] e o Bruno [Migotto]. Foi a primeira vez que tocamos juntos nessa formação e fiquei fascinado pela química que rolou. Para mim, esse trio realmente nasceu quando fizemos a primeira sessão de gravação em setembro de 2019. Ali ele existiu e tomou um formato, além da impressão que havíamos causado para as pessoas para as quais nos apresentamos. O Vinícius ainda vivia na Suíça [atualmente mora em Nova York] e iria voltar logo em seguida, mas no fim da pequena turnê eu agendei o estúdio e gravei duas faixas, "Cainã" e "Tempestade". Ali tive a certeza de que aquilo seria meu projeto de 2020.

Quando e em quanto tempo você gravou esse álbum?

Tínhamos uma outra turnê que iria viabilizar a vinda do Vini [Vinícius Gomes] em abril de 2020. Já tinha o estúdio agendado para finalizar o álbum mas chegou a pandemia e os planos se atrasaram. Gravei esse álbum em fevereiro de 2021 e fiz um lançamento diferente; lancei quatro singles separadamente, no segundo semestre de 2021, e agora, em janeiro de 2022, lanço o álbum completo.

Onde o álbum foi gravado?

Esse disco teve áudios e vídeos gravados no estúdio Da Pá Virada, com áudio do Big Rabelo e vídeo da Dani Gurgel. Esse casal é o verdadeiro casal 20 da produção musical dos dias de hoje. Competentíssimos no que fazem, curiosos e incansáveis. Estão fazendo um trabalho de ponta na cidade de São Paulo, além de serem dois músicos e artistas geniais.

Quais foram as dificuldades para realizar esse trabalho?

Além da espera por conta da pandemia, a distância continental entre os músicos que participaram nos deu alguns problemas com agenda e marcação dos estúdios. Poderia reclamar muito da falta de apoio ou de uma compensação financeira para a produção de nossa arte. Isso ainda é um tabu na nossa profissão, mas digo que sou otimista e trabalho igual a um louco para poder investir na minha arte e continuar existindo num cenário que eu considero promissor. As pessoas vão continuar ouvindo música, sentando para assistir à dedicação de um músico ou sentir a energia dele vibrando no mesmo espaço físico, ouvindo música ao vivo.

O que você aprendeu gravando este álbum?

O álbum todo é um aprendizado para mim. Aprendo como músico, como arranjador, como produtor e como pessoa. De todos os álbuns que produzi não me lembro de nenhuma situação de relacionamento que tenha sido adversa. Isso eu acho que é uma das minhas virtudes, consigo juntar pessoas que se respeitam, se gostam e conseguem criar algo juntos. Isso reflete no resultado sonoro e musical, uma sessão de gravação é uma foto de um momento: se estivermos despenteados, ficará assim pro resto da vida.

Quais são as semelhanças e as diferenças musicais quando você toca com o Trio Corrente e com o Edu Ribeiro Trio?

Sou o mesmo músico, mas me coloco de maneira diferente nesse trabalho. Primeiro porque leva meu nome e tenho que tomar todas as decisões musicais e de produção. Depois porque o repertório é diferente, os timbres são diferentes e preciso conversar sobre outros assuntos com esses outros músicos que dividem essa música comigo. A essência é a mesma, a estrutura é a mesma, mas o som é completamente diferente. É como conversar com diferentes amigos, as ideias são parecidas, mas muda o humor, o comportamento, a perspectiva e uma série de detalhes de cada um.

O que surpreendeu você ao reestruturar essas músicas para esse álbum?

Na verdade, eu me surpreendo a cada vez que tocamos qualquer uma dessas músicas. Eu adoro tocar as mesmas músicas com pessoas diferentes, em andamentos diferentes, ouvindo o que cada um pensa sobre o mesmo tema. É sempre um aprendizado.

O que as pessoas devem ter em mente quando escutarem esse disco?

Devolvo a pergunta e gostaria muito de saber o que o disco provoca na mente das pessoas. Se pudesse entrava na cabeça de cada um.

Onde o álbum pode ser encontrado? Haverá o disco no formato de CD?

Por enquanto nas minhas páginas, em todas as plataformas digitais de streaming. Lembrem-se de que tenho um homônimo, então sempre é bom olhar as imagens ou procurar pelo nome dos álbuns também. "News", "Na Calada Do Dia", "Folia de tReis", "Já Tô Te Esperando" são alguns dos meus álbuns que estão relacionados nessas páginas. Também estão todos completos com vídeos superbem produzidos no meu canal do YouTube, Edu Ribeiro Baterista.

Em foto colorida, o baterista Edu Ribeiro aparece de costas caminhando para a bateria
Capa do álbum 'Edu Ribeiro Trio - News' - Divulgação

FAIXA A FAIXA ÁLBUM "NEWS" POR EDU RIBEIRO

1. "Domingo 27/09", de Edu Ribeiro

Música sonhada na transição dos dias 26 para 27 de Setembro de 2020. Acordei com ela prontinha, corri para o violão e gravei a primeira parte. Dez por cento de inspiração e 90% de transpiração para terminar. Ela tem um polirrítmico, de 7 contra 4, que aprendi em uma aula que fiz com o Migotto [contrabaixista] durante a pandemia. Quando aprendo algo novo, eu já quero transformar em algo para nunca mais esquecer.

2. "Glauco", de Edu Ribeiro

Também terminada para esse álbum, tinha a primeira parte pronta em um áudio no celular. Durante a pandemia comecei a estudar mais piano e dediquei um bom tempo a finalizar algumas peças que havia começado.

3. "Samba Blues", de Hamilton de Holanda

Adoro essa música. Hamilton é um gênio. Eu participo do quarteto dele e quando ele traz as músicas para gravarmos já faz uma pré-produção de muito bom gosto. Essa ele me apresentou com uma levada de bateria quase impossível, tocada no computador. Eu tentei várias outras maneiras de tocar, mas essa levada é perfeita. Tive que copiar o cérebro dele.

4. "News", de Bruno Migotto

Trazer composições dos músicos para os meus grupos faz entender o que eles pensam. Também faz com que eles se sintam mais parte do trabalho e mais responsáveis pelo desdobramento. Sempre gosto de ter música dos outros, de deixar todo mundo solar já na primeira música, para nos sentirmos fazendo música juntos e nunca ninguém acompanhando alguém. Gostei tanto de "News" que dei o nome dela para o álbum.

5. "Thais", de Vinícius Gomes

Vinícius é um músico inspirado, compositor de mão cheia que está construindo uma carreira linda pelo mundo. Ele tem voz própria. Eu ia gravar o "Mou" que é outra música dele que eu adoro, mas ele apareceu com essa já no segundo tempo e fiquei encarnado nela.

6. "Cisco", de Fábio Torres

Aqui temos um companheiro de mais de 20 anos. Eu costumo dizer que essa música é prima de uma música minha chamada "Pro Fernando". Ela tem uma forma esquisita, nem um pouco usual e eu adoro isso. É como se acostumar a andar em um circuito cheio de lombadas e curvas, que nunca dá para colocar a terceira marcha. Tem um outro conceito de correr.

7. "Cainã", de Edu Ribeiro

Essas duas últimas são da sessão de 2019. Cainã eu fiz para o álbum "Folia de tReis", que saiu em 2019, e foi indicado ao melhor álbum de Música Instrumental no Grammy daquele ano. Ela estava no repertório daquela primeira turnê em 2019. É um chamamé, ritmo bem regional do sul em 3/4, com uma harmonia mais mundial.

8. "Tempestade", de Chico Pinheiro e Chico César

Essa eu acho que é uma das músicas que mais toquei na vida. Toquei com o Chico Pinheiro [guitarrista] por muitos anos em muitos lugares do mundo e acho que em todas essas apresentações nós tocamos "Tempestade". Adoro o Chico, adoro essa música.

Assista, a seguir, aos vídeos gravados com exclusividade pelo Música em Letras nos quais o Edu Ribeiro Trio interpreta "Domingo 27/09", de Edu Ribeiro; "News", de Bruno Migotto; e "Thais", de Vinícius Gomes.

LANÇAMENTO CD "EDU RIBEIRO TRIO – NEWS"

ARTISTAS Edu Ribeiro, Bruno Migotto e Vinícius Gomes

QUANDO Quinta-feira (13), às 20h

ONDE Blue Note SP, av. Paulista, 2073, 2º andar, Consolação, São Paulo, tel. (11) 94745-9694

QUANTO De R$ 40 a R$ 90

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.