Mauro Lombardi Brucoli, 48, é o primeiro violoncelista solista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Em 2020 lançou um álbum primoroso: veja em https://musicaemletras.blogfolha.uol.com.br/2020/11/09/mauro-brucoli-lanca-album-solo-primoroso/. O artista lança agora, "Heitor Villa-Lobos Cirandinhas - Mauro Brucoli, violoncelo", CD físico com 12 faixas.
O Música em Letras entrevistou o artista, fez um faixa a faixa do disco e gravou o músico, com exclusividade para o blog, tocando uma das cirandinhas do álbum (veja vídeo no final do texto).
Leia, a seguir, a entrevista que Mauro Brucoli concedeu ao Música em Letras.
O que o motivou a gravar o álbum "Heitor Villa-Lobos Cirandinhas - Mauro Brucoli, violoncelo"?
Meu filho de dois anos, o Cláudio. Quis homenageá-lo com essas cirandinhas e tocando de uma forma erudita, como é o meu trabalho profissional.
Quando e em quanto tempo você gravou esse álbum?
Durante os meses de outubro e novembro de 2021. Levei bastante tempo porque eu fiz tudo nesse álbum. Toquei, gravei, editei, mixei, masterizei, produzi a foto, a arte da capa e até a distribuição nas plataformas digitais de música.
Onde foi gravado?
No meu "home studio". Venho investindo em bons equipamentos de gravações desde o começo da pandemia de COVID-19. Trabalho para alguns produtores de música que encomendam gravações feitas por mim.
Quais foram as dificuldades de realizar esse trabalho?
O mais trabalhoso foi adequar a música, que é original para piano, em três partes de violoncelos. Muitas melodias eu precisei gravar em várias tessituras no instrumento para poder escolher a melhor opção.
O que você aprendeu gravando três violoncelos para esse álbum?
Aprendi que Heitor Villa-Lobos realmente foi um gênio da música brasileira. Essas pequenas peças, as cirandinhas, são verdadeiras joias da música.
O que faz uma música se comunicar com o universo infantil?
Os temas são infantis, quer dizer, são temas que envolvem poucas notas, ritmos alegres e lúdicos, que motivam as crianças a imaginarem uma situação do cotidiano inocente delas. Para eles tudo é uma brincadeira, escutar música também.
Qual a importância de Heitor Villa-Lobos, como compositor, para o violoncelo?
Se você perguntar a qualquer admirador de música clássica no mundo, ele conhece Heitor Villa-Lobos por causa das Bachianas números 1 e 5 , escritas para conjunto de no mínimo oito violoncelos. Essas músicas foram tão bem aceitas, que marcaram o início de uma série de outros compositores e arranjadores que se dedicaram a escrever obras para essa formação.
O que você descobriu transcrevendo para o violoncelo cirandas compostas originalmente para piano e qual o maior cuidado que se deve ter ao transcrever uma música para outro instrumento?
Eu tive que dividir as notas e acordes escritos pelo Villa, para tocá-las em três violoncelos. Eu toquei algumas vozes sem a melodia várias vezes durante o estudo e a gravação. E ficou nítido para mim a influência do compositor como violonista e violoncelista na sua composição. Ele compunha suas músicas pensando muito nesses dois instrumentos. Mesmo sendo uma obra para piano solo, os pianistas devem ter isso em mente quando forem interpretá-la.
O que as pessoas devem ter em mente quando escutarem esse disco?
Com certeza irão lembrar das letras das cirandinhas. Mas mesmo sendo escritas com os temas infantis, essa música foi feita com o que há de mais técnico e criativo de Villa-Lobos.
Onde o álbum pode ser encontrado?
Em todas as plataformas digitais.
O álbum existe no formato de CD?
Fiz algumas cópias em CD físico também. Esse formato está em desuso, mas algumas pessoas, como eu, ainda colecionam e não perderam o gosto de escutar as músicas em seus tocadores de CDs. Você encontra para comprar esse álbum em CD no meu site em https://www.maurobrucoli.com/ ou escreva para o meu e-mail: maurobrucoli@hotmail.com. O preço dele é de apenas 40 reais.
FAIXA A FAIXA ÁLBUM "HEITOR VILLA-LOBOS CIRANDINHAS" POR MAURO BRUCOLI
1- "Zangou-Se o Cravo com a Rosa"
Villa faz uma introdução linda para a cirandinha que na minha opinião é a que tem o tema mais lindo de todas as músicas infantis.
2- "Adeus, Bela Morena"
Imagino que toda criança é apaixonada por algum amiguinho; eu entendo essa faixa como a lembrança de brincadeiras entre elas.
3- "Vamos, Maninha"
Essa foi sem dúvida a mais delicada para gravar por causa das notas agudas. Foram dias treinando para deixá-las limpas e puras como as crianças.
4- "Olha Aquela Menina"
O ritmo do segundo violoncelo é típico brasileiro; dá vontade de nos darmos as mãos e sair dançando.
5- "Senhora Pastora"
Essa música é quando uma criança decide trabalhar sério. Não esquece do drama e da manha infantil.
6- "Cai, Cai, Balão"
Tem coisa melhor que festa junina, cheiro de lenha, pipoca, balão...Pena que soltar balão é perigoso, porque ele cai mesmo e pega fogo. Mas vamos ficar com a parte romântica de torcer para o balão cair aqui na minha mão.
7- "Todo o Mundo Passa"
Eu tinha medo dessa música quando eu era criança, por causa do ritmo forte e decidido; parece um adulto nos dando bronca.
8- "Vamos Ver a Moreninha"
Essa não é o tema mais bonito, mas é a mais linda e delicada das cirandinhas. É quase desencontrado, o compositor escreveu o ritmo assim mesmo. Não dá para pensar nela tecnicamente, temos que decorar o balanço e sair tocando. Qualquer outra forma não combina.
9- "Carneirinho, Carneirão"
Daqui para frente a dificuldade das músicas para o intérprete só aumenta, pois notas agudas e precisão na harmonia e andamento marcam essa cirandinha.
10- "A Canoa Virou"
Ele coloca um balanço a três perfeito no começo e no fim, mas no centro da música o susto da canoa virou. E acaba tudo bem.
11- "Nesta Rua Tem Um Bosque"
Isso não é uma música para piano solo, deveria ter sido transcrita para uma orquestra grande, é a sinfonia ideal para uma criança de três anos. Pequena, singela, triste e alegre, coisa de sonho.
12- "Lindos Olhos que Ela Tem"
Essa cirandinha é um filme contado por uma criança grande, quase um senhor idoso. Procure a mais séria música de Villa e você vai encontrar muitos elementos parecidos dela escritas nessa, que tem um nome tão apaixonado. A declaração de amor de uma criança adulta.
Assista, a seguir, a Mauro Brucoli interpretando "Cai, Cai, Balão", na versão de Heitor Villa-Lobos.
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