Música em Letras

O mundo dos sons por meio da leitura

Música em Letras - Carlos Bozzo Junior
Carlos Bozzo Junior

'Sul em Aquarela' celebra o som da alma sulista

Álbum da violinista Iva Giracca e do acordeonista Roger Corrêa surpreende pelo bom gosto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A música do pampa gaúcho, do Uruguai e da Argentina, aliada a improvisos formata o álbum de estreia da violinista Iva Giracca e do acordeonista Roger Corrêa, que contam com Arthur Boscato (violão 7 cordas) e Alexandre Damaria (percussão) para dar mais cor e corpo ao som.

"Sul em Aquarela" chega às plataformas digitais nesta sexta-feira (11), mas o vídeoclipe de "Sul Interior", uma das oito músicas do álbum, já pode ser assistido em https://www.youtube.com/c/IvaGiraccaeRogerCorrea.

Em foto colorida, Iva Giracca e Roger Corrêa Quarteto posam para a câmera
Iva Giracca e Roger Corrêa Quarteto - Tóia Oliveira/Divulgação

As oito músicas instrumentais do álbum são de autoria e arranjos do acordeonista Roger Corrêa, natural de Guaíba (RS) e radicado há cinco anos em Florianópolis (SC), que toca a gaita ponto (acordeom diatônico). Entre os ritmos há milonga, chacarera, zamba e o chamamé recheados de improvisos. "São canções feitas com a alma e para emocionar as pessoas, mostrando um pouco do mundo de onde vim", diz o compositor por meio de sua assessoria de imprensa.

Com mais de 30 anos de carreira Iva Giracca, gaúcha de Santa Maria, solista e spalla da Camerata Florianópolis, cidade onde vive há mais de 20 anos, define o álbum. "O álbum flui como um rio que vimos tanto em nossa história no interior. E bebe na fonte da diversidade musical para criar sua beleza própria."

Além de "Sul Interior", figuram no álbum "Pampiana", "Outono", "Florir de Alma", "Un Acordeon y Tu", "A Don Greco", "Ivita" e "Sonho em Havana". Todas compostas, interpretadas e arranjadas com muito bom gosto. Embora haja improvisos em todos as músicas, "Sul em Aquarela" está bem longe de ser um disco de jazz ou de um trabalho no qual os músicos mostram sua musicalidade exibindo-se tecnicamente. "Sul em Aquarela" toca a alma.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.