Música em Letras

O mundo dos sons por meio da leitura

Música em Letras - Carlos Bozzo Junior
Carlos Bozzo Junior
Descrição de chapéu

Aumentem o limite de decibéis em eventos e jogos e durmam com um barulho desses

Rejeitar projeto de lei é uma questão de saúde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Após uma notificação para que ocorresse o fechamento administrativo do Allianz Parque, estádio do Palmeiras, a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) elaborou um projeto de lei que propõe aumento do limite de barulho nas regiões de estádios em São Paulo. Saiba mais em matéria publicada pelo Painel em https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2022/05/para-evitar-interdicao-do-allianz-parque-wtorre-instala-janelas-acusticas-em-apartamentos-vizinhos.shtml.

O comprometimento da audição está diretamente relacionado com o tempo e o volume a que a pessoa é submetida. O atual limite permitido de barulho em locais de jogos e eventos é de 55 decibéis; a proposta é que esse limite passe para 85 decibéis. A mudança na legislação fará com que o ruído de moderado eleve-se ao patamar de moderado alto.

Em foto colorida, um rosto desenhado tem os olhos atordoados ocasionados por um som alto
Som alto causa danos à saúde - Carlos Bozzo Junior/Folhapress

Resumindo, o som de uma conversa em volume normal (55 decibéis), que não traz danos à saúde, passará ao som estressante (85 decibéis), que pode ser comparado ao som de um processador de alimentos, de um trânsito elevado ou de um secador de cabelos. A máxima exposição diária para um ruído contínuo ou intermitente de um som nessa altura, sem ocasionar lesões auditivas, é de oito horas.

Então pode se tranquilizar, pois ouvir o doce som de um processador de alimentos, de um calmante trânsito acima do normal, ou ainda o adorável som de um secador de cabelos só poderá ocasionar mal à sua saúde após oito horas.

Portanto "som na caixa, Mané!", e durma com um barulho desses.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.