Música em Letras

O mundo dos sons por meio da leitura

Música em Letras - Carlos Bozzo Junior
Carlos Bozzo Junior
Descrição de chapéu

Gaitista Maurício Einhorn e contrabaixista Thiago Espirito Santo lançam álbum 'Afinidades', em show

Leia entrevista com Thiago Espirito Santo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Acontece nesta quarta-feira (29), no Sesc 24 de Maio, em São Paulo, às 20h, o show de lançamento do álbum "Afinidades", gravado pelo gaitista e compositor Maurício Einhorn, 90, e pelo contrabaixista e compositor, Thiago Espirito Santo, 42.

Em foto colorida, o  contrabaixista, compositor e arranjador Thiago Espirito Santo e o gaitista e compositor Maurício Einhorn  aparecem no estúdio de gravação
O contrabaixista, compositor e arranjador Thiago Espirito Santo e o gaitista e compositor Maurício Einhorn - Divulgação

Leia, a seguir, a entrevista que Thiago Espirito Santo concedeu ao Música em Letras sobre o novo álbum.

Como surgiu o álbum "Afinidades"?

A ideia de gravar este disco surgiu no ano de 2019. Eu estava apresentando o meu show, com participação especial do Maurício Einhorn, e após o primeiro show ele me presenteou com um envelope bem antigo, que dentro trazia diversas partituras de suas composições, algumas com mais de 50 anos. Naquele momento ele me disse: ‘Thiago, estou te dando aqui minhas músicas para que você as toque, senão ninguém vai tocar esses temas, eles vão ficar na gaveta lá de casa e você tem capacidade de sobra pra trazer vida para esses temas!’. Quando ele me deu as "partes" [partituras] fiquei muito emocionado e decidi que faríamos um disco juntos, e a partir daí começamos a falar sobre o disco. Logo em seguida veio a pandemia, que esfriou os planos de todos nós naquele momento, mas não desanimamos e finalmente, em setembro de 2021, nós conseguimos realizar a gravação desse álbum pelo Selo Sesc, que traz dez composições inéditas do Maurício e duas composições minhas. O nome "Afinidades" surgiu pela nossa afinidade pessoal e musical, que felizmente está registrada neste disco.

O que você aprendeu com Maurício Einhorn fazendo este álbum?

O aprendizado foi enorme, pois no disco tive a oportunidade de produzir, fazer os arranjos e gravar o baixo, guitarra e violão, além de mixar o álbum posteriormente. Mas um ponto alto do aprendizado foi a convivência com ele, que na época estava com 89 anos, transbordando alegria, gratidão e a vontade de tocar e conversar conosco. Foi uma lição de vida poder ver esse jovem senhor curtindo cada momento, cada conversa e cada take no estúdio, contribuindo com sua musicalidade ímpar.

Comente três músicas do álbum.

O primeiro tema se chama "Burlesque", faixa que abre o disco. Esse tema é uma valsa jazz (jazz waltz) com cara de standard, e que me apaixonei na primeira vez que escutei. Tocada com a concepção do jazz da década de 50/60, "Burlesque" é um tema com parte A e B, onde a parte A é mais acesa e jazzística, e a parte B tem uma melodia que remete à uma canção de ninar, muito bela e singela, que traz um contraste incrível. Na formação do quinteto, temos Cuca Teixeira na bateria, acompanhando com maestria e sutileza, usando suas vassouras para trazer um ar especial na faixa. O piano acústico classudo de Bruno Cardozo traz um acompanhamento incrível, sutil e que evidencia a harmonia do tema. Gravei o baixo fretless pensando num baixo acústico, trazendo o suporte dos graves para que a gaita do Maurício pudesse brilhar e depois gravei a guitarra, que comenta e floreia junto ao piano e à gaita.

O segundo tema que escolhi se chama "España en Mi Cabeza", um duo de baixo fretless e gaita. Um tema calmo, onde a melodia tocada pela gaita remete a uma sonoridade espanhola, e o baixo vem apoiando e dialogando com a gaita, ora deixando a gaita contar a sua parte solo, ora apoiando e complementando.

A terceira faixa se chama "Alligator City", um tema que fiz na noite do primeiro dia de gravação. A Claudete, esposa do Maurício, me chamou de canto no primeiro dia de gravação e me disse: "Thiago, você não vai fazer uma música pra mim nesse disco?". Naquele momento eu falei que claro que sim, deixa comigo que amanhã eu trago um tema em sua homenagem. E fui para casa, compus três músicas, e das três que fiz escolhi essa. Esse tema é um samba jazz, bem inspirado nas harmonias e riffs daquela época, que conta com Cuca na bateria, Bruno no piano, Jota P, no sax tenor, Maurício de gaita e eu toco guitarra e baixo. Esse take foi muito espontâneo, para ficar com cara de standard mesmo. Curti muito a atmosfera que conseguimos trazer nesta música.

Bom show!

SHOW DE LANÇAMENTO DO ÁLBUM "AFINIDADES"

ARTISTAS Maurício Einhorn e Thiago Espirito Santo

QUANDO Nesta quarta-feira (29), às 20h,

ONDE Sesc 24 de Maio, r. 24 de Maio, 109, República, São Paulo, tel. (11) 3350-6300

QUANTO DE R$ 12 a R$ 40

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.