Música em Letras

O mundo dos sons por meio da leitura

Música em Letras - Carlos Bozzo Junior
Carlos Bozzo Junior
Descrição de chapéu

Maestro Luiz Cláudio Ramos faz shows gratuitos no Rio de Janeiro

Espetáculos celebram mais de cinco décadas de sólida carreira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Músico fixo da banda de Chico Buarque desde o final dos anos 1980, o violonista, compositor, arranjador, maestro e produtor Luiz Cláudio Ramos, 72, fará três shows gratuitos no Rio de Janeiro. Neste domingo (3), às 11h, o espetáculo será no Centro da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca; na próxima quinta-feira (7), às 19:30, no Teatro Ipanema, e sábado (9), às 16h, no Teatro Ruth De Souza, no Parque das Ruínas, em Santa Teresa.

Os três espetáculos celebram a dedicação do músico à música, que o acolheu como profissional há mais de cinquenta anos. Entre outros artistas, Luiz Cláudio Ramos gravou e fez shows ao lado de mestres como Edu Lobo, Tom Jobim (1927-1994), Johnny Alf (1929-2010), com as cantoras Gal Costa, Elis Regina, Maria Bethânia e a roqueira Rita Lee, além do também roqueiro Mick Jagger, com quem Ramos gravou, em 1975, a música "Scarlet".

Em foto colorida, o  instrumentista, compositor e arranjador Luiz Cláudio Ramos posa para a câmera segurando seu violão
O instrumentista, compositor e arranjador Luiz Cláudio Ramos - Marcelo Castello Branco/Divulgação

Sua história com Chico Buarque vem desde 1973, quando participou da gravação da canção "Bárbara". Ramos participou do álbum "Chico Buarque e Maria Bethânia Ao Vivo" (1975), "Meus Caros Amigos" (1976), "Chico Buarque" (1978), e no álbum "Caravanas" (2017) foi o maestro da banda. Desde 1989, atacando como instrumentista na banda de Chico, Ramos é o exímio arranjador e produtor musical responsável pelos shows e gravações do artista.

Nos três shows que irá realizar no Rio de Janeiro, Ramos será acompanhado por Jurim Moreira (bateria) e João Faria (contrabaixo), apresentando arranjos inéditos para "Chovendo na Roseira", de Tom Jobim, "Brigas Nunca Mais", de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, além de composições autorais como "Flora, Teté, Dodô e Babá", "Solar", "Lunar" e "Passeando".

Esta é uma excelente oportunidade para ouvir um dos melhores instrumentistas e arranjadores brasileiros ocupando seu lugar no palco.

Bons shows!

SHOW LUIZ CLÁUDIO RAMOS

ONDE/QUANDO Domingo (3), às 11h, no Centro da Música Carioca Artur da Távola, r. Conde de Bonfim, 824, Tijuca, tel. (21) 3238-3831; quinta-feira (7), às 19h30, no Teatro Ipanema, r. Prudente De Moraes, 824, Ipanema, tel.(21) 2523-9794; no sábado (9), às 16h, no Teatro Ruth De Souza, no Parque Das Ruínas, r. Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa, tel. (21) 2215-0621

QUANTO Gratuito

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.