Música em Letras

O mundo dos sons por meio da leitura

Música em Letras - Carlos Bozzo Junior
Carlos Bozzo Junior

'Nogueirando' terá duas apresentações em São Paulo

Show une os talentosos sambistas Gisa e Didu Nogueira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Acontece nesta sexta-feira (22) e no sábado (23), às 21h30, na Casa Barbosa, em São Paulo, o show intimista "Nogueirando", no qual a compositora e cantora Gisa Nogueira e seu filho, o cantor Didu Nogueira, chegam diretamente do Rio de Janeiro para interpretar vários sambas autorais e de compositores consagrados do gênero.

Acompanhados por um time de craques, Paulinho Timor (percussão), Alfredo Castro (percussão), Emerson Bernades (cavaquinho), Rodrigo Carneiro, o Aranha (violão de 7 cordas) e Pedro Moreira (trombone), a dupla de sambistas promete abalar as estruturas da Casa Barbosa, com muito suingue e poesia.

Em foto colorida, os sambistas Gisa e Didu Nogueira posam para a câmera sorrindo
Os sambistas Gisa e Didu Nogueira, que apresentam o show 'Nogueirando', neste final de semana, em São Paulo - Paulo César Figueiredo/Divulgação

Há muito que o samba está presente na família Nogueira. Gisa, 83, que nasceu no subúrbio carioca do Méier, é filha da cantora amadora dona Neuza, com João Batista Nogueira, violonista virtuose alcunhado por Donga (1890-1974), Pixinguinha (1897-1973) e Jacob do Bandolim (1918-1969) de "Mestre". João Batista Nogueira, o "Mestre", fez parte do regional do compositor e violonista Rogério Pinheiro Guimarães (1900-1980), acompanhando entre outros artistas, Noel Rosa (1910-1937), Bororó (1898-1986) e Aracy de Almeida (1914-1988).

Irmã do saudoso compositor e cantor João Nogueira (1941-2000), de quem foi parceira em composições como "Meu Lema", gravada em 1971, por Clara Nunes (1942-1983), Gisa Nogueira é tia do cantor Diogo Nogueira.

Didu Nogueira, 59, por sua vez, mostrou seu incomensurável talento quando, em dezembro de 2021, junto com o exímio violonista e arranjador Jorge Simas, lançou "Nascidos no Subúrbio" álbum espetacular com a obra menos conhecida de João Nogueira, revelando cinco músicas inéditas (leia mais em https://www1.folha.uol.com.br/blogs/musica-em-letras/2022/06/obra-prima-nascidos-no-suburbio-chega-as-plataformas-digitais.shtml).

No repertório do show, músicas dos quatro discos de Gisa estão garantidas, tais quais "Me Ganhou", "Verdade Aparente", "Empório Brasileiro", "O Que Será A Lucidez" e "Saldo Positivo". Já Didu Nogueira irá apresentar, além de clássicos de João Nogueira como "Espelho", "Minha Missão" e "Poder da Criação" entre outros, boa parte das músicas de "Nascidos no Subúrbio" como "Ela", de Nelson Cavaquinho, João Nogueira e Paulo César Valdez e "Violão sem Cordas", de Nogueira e Carlinhos Vergueiro.

Esta é uma ótima oportunidade para se conhecer, ouvir e cantar sambas genuínos, compostos e interpretados por quem é do ramo e da gema.

Bom show!

SHOW ‘NOGUEIRANDO’

ARTISTAS Gisa e Didu Nogueira

QUANDO Sexta-feira (22) e sábado (23), às 21h30

ONDE Casa Barbosa, r. Rui Barbosa, 559, Bela Vista, São Paulo

QUANTO A partir de R$ 20

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.