Música em Letras

O mundo dos sons por meio da leitura

Música em Letras - Carlos Bozzo Junior
Carlos Bozzo Junior

'Samba das Moças' homenageia Dona Ivone Lara, Clara Nunes e Alcione

Espetáculo, gratuito, acontece no Theatro Municipal de São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Acontece nesta segunda-feira (25), às 20h, no Theatro Municipal de São Paulo, com entrada gratuita, o espetáculo "Samba das Moças", que presta um tributo ao samba por uma perspectiva feminina e homenageia três grandes ícones da nossa música: Dona Ivone Lara (1922-2018), Clara Nunes (1942-1983) e Alcione.

Em foto colorida, a atriz Adriana Lessa posa sorrindo para a câmera
A atriz Adriana Lessa que apresenta o espetáculo 'Samba das Moças' - Divulgação

Programado para ser apresentado no dia 25 de julho (dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e dia da líder quilombola Tereza de Benguela), "Samba das Moças" é um espetáculo cênico-musical que traz ao palco três cantoras negras da nova geração: Grazzi Brasil, Gabby Moura e Bruna de Paula.

Em foto colorida, a cantora Bruna de Paula posa sorrindo para a câmera
A cantora Bruna de Paula - Divulgação

Com apresentação da atriz Adriana Lessa e participação das bailarinas Ágata Matos, Preta Kiran (Deise Santos), Leilane Teles e Safira Sacramento, coreografadas por Rafael Machado, o espetáculo pretende mostrar a força de Tereza de Benguela (1700-1770) e o poder da importante sambista Tia Ciata (1854-1924), duas mulheres negras que revolucionaram a história da cultura brasileira.

Em foto colorida, a cantora Grazi Brasil posa para a câmera
A cantora Grazi Brasil - Divulgação

Tereza de Benguela foi a "Rainha" do Quilombo do Quariterê, em Mato Grosso, no século 18, que comandou a estrutura política, econômica e administrativa do quilombo, mantendo um sistema de defesa com armas trocadas com os brancos ou roubadas das vilas próximas. Tia Ciata foi uma baiana do recôncavo, mãe-de-santo de prestígio. Foi ela quem ajudou a criar, entre o fim do século 19 e o começo do 20, no centro do Rio de Janeiro, o Pequena África, importante quilombo urbano, lugar onde o samba carioca se firmou e se desenvolveu.

O show será dividido em quatro blocos, abordando temas específicos: samba ancestral, samba político, samba amoroso e samba é sonho. Permeado por poemas da linguista e escritora mineira Conceição Evaristo, apresentados por Adriana Lessa, entre os blocos. O espetáculo tem direção geral e encenação de Iléa Ferraz e Jô Santana. A produção é da Fato Produções Artísticas, com direção de produção por Marcia Uchôa.

Acompanhando as três cantoras estarão no palco Marcio Guimarães (cavaquinho), Bruno Vieira (violão 7 cordas), Jéssica Souza e Simone Gonçalves (percussão).

Esta é uma excelente oportunidade para se conhecer novos talentos do gênero e a história da qual ele faz parte.

Bom espetáculo!

SAMBA DAS MOÇAS

ARTISTAS Vários

QUANDO Segunda-feira (25), às 20h

ONDE Theatro Municipal de São Paulo, Praça Ramos de Azevedo, s/n, República, São Paulo, tel.(11) 3053-2080

QUANTO Gratuito

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.