Música em Letras

O mundo dos sons por meio da leitura

Música em Letras - Carlos Bozzo Junior
Carlos Bozzo Junior
Descrição de chapéu

Espaços clandestinos abrigam shows de música em São Paulo

Casas e até apartamentos residenciais acolhem shows na cidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Antes da pandemia da Covid-19, a prática de oferecer espetáculos musicais em locais totalmente despreparados, desqualificados e sem segurança para o público, artistas e equipe técnica estava virando moda. Com a pandemia a coisa parecia ter sido abolida. Contudo, tal prática está voltando com força total.

Só nesta semana, este blog deixou de "dar", ou melhor, divulgar dois espetáculos que prometem muito som e música boa, por conta de tal irresponsabilidade. "Só passamos o endereço quando a pessoa compra o ingresso, porque aqui também é uma residência", disse a voz feminina quando liguei para o número de celular indicado por um amigo, no intuito de aferir se o local tinha alvará de funcionamento, qual a capacidade de lotação, o preço do ingresso, se havia rota de fuga em caso de incêndio e qual o número de banheiros disponíveis, entre outras perguntas.

Em foto colorida, a Ilustração em feltro da artista Jaca Almeida, com reprodução da foto do robô B9 da série 'Perdidos no Espaço'
Ilustração em feltro da artista Jaca Almeida, com reprodução de foto do robô B9 da série 'Perdidos no Espaço' - Fotomontagem Carlos Bozzo Junior/Folhapress

É lastimável que coloquem o público à mercê de tanta irresponsabilidade. Quanto aos artistas e equipes técnicas que realizam tais espetáculos nessas condições, tenho minhas dúvidas. Afinal, quem escolheu se apresentar ou dar condições técnicas ao artista para realizar uma apresentação em local escuso foram os próprios.

Segurança, conforto, higiene e condições básicas para ouvir, assistir e se deliciar com qualquer tipo de espetáculo, seja ele musical ou não, são condições sem as quais nenhum espetáculo deveria ser realizado.

Deveria haver cadeia para isso, embora a legislação preveja multa e fechamento de locais que pratiquem tal absurdo, colocando em risco a vida de todos.

Portanto, antes de comprar um ingresso, confira se o local tem alvará de funcionamento e se está preparado para receber, não só o artista e sua arte, mas também você que pretende entrar e sair vivo após a apresentação.

Cuide-se!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.