Música em Letras

O mundo dos sons por meio da leitura

Música em Letras - Carlos Bozzo Junior
Carlos Bozzo Junior

Música e arquitetura se unem no FIMA (Festival Interativo de Música e Arquitetura)

Abertura do evento acontece nesta quinta-feira, com concerto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Acontece nesta quinta-feira (22), no Palacete Petit Trianon, sede da ABL (Academia Brasileira de Letras), no Rio de Janeiro, o início da segunda edição do FIMA (Festival Interativo de Música e Arquitetura). A abertura do festival, às 18:30h, no teatro Raimundo Magalhães Junior, dentro do palacete, traz gratuitamente ao público um concerto apresentado pelo soprano Bruno de Sá e pela pianista Priscila Bomfim.

O festival, que conta com uma série de ações paralelas como podcasting, websérie, vídeos, além de ações nas escolas municipais, seguirá, em 2023, para outros palácios da capital e de outras cidades do estado do Rio e do Brasil. Além do Rio de Janeiro, o FIMA estará presente também nos estados do Maranhão, Pará e Minas Gerais, com historiadores de arte e arquitetos abrindo caminhos para que músicos brasileiros consagrados possam apresentar obras que dialoguem com a arquitetura, a arte decorativa e com a história destes icônicos edifícios, alguns dos mais importantes patrimônios materiais do país.

Em foto colorida, o Palacete Petit Trianon, sede da ABL (Academia Brasileira de Letras), no Rio de Janeiro
Palacete Petit Trianon, sede da ABL (Academia Brasileira de Letras), no Rio de Janeiro, um dos locais onde acontece o FIME - Divulgação

No concerto desta quinta-feira, o arquiteto e professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Gustavo Rocha Peixoto estará presente, falando sobre a história do Palacete Petit Trianon, no centro do Rio, que após sediar o pavilhão francês na Exposição Internacional do Centenário da Independência, em 1922, foi doado pelo governo da França, no ano seguinte, à Academia Brasileira de Letras. O Palacete do Petit Trianon e os Palácios do Catete e Imperial de Petrópolis estão entre os locais que receberão os concertos no estado do Rio de Janeiro.

Idealizador e diretor artístico do evento, o músico e produtor cultural Pablo Castellar revela que nesta segunda edição serão celebrados, em sua maioria, palácios dos períodos colonial e imperial. "Ofereceremos ao público, através de um diálogo cativante e multissensorial entre a música e a arquitetura, a oportunidade de apreciar, valorizar e construir um sentimento de pertencimento em relação a estes valiosos patrimônios culturais de nossa sociedade que, ao longo dos séculos, também abrigaram personagens icônicos de nossa história."

Em foto colorida, a pianista Priscila Bomfim posa para a câmera ao lado do piano
A pianista Priscila Bomfim - Divulgação

CONCERTO DE ABERTURA

O programa fará uma viagem pela história e pela arquitetura do palacete, cuja construção original, na França, datada do século 18, foi encomendada pelo Rei Luis 15 para a sua amante, a Madame de Pompadour. A réplica brasileira foi construída na esplanada do Castelo, no centro do Rio de Janeiro, para as celebrações do centenário da Independência e, em seguida, tornou-se a primeira sede própria da Academia Brasileira de Letras.

No FIMA serão interpretadas obras de compositores dos séculos 17 ao 21, passando por nomes como Scarlatti, Broschi, Piccinni, Mozart, até chegar aos brasileiros Villa-Lobos, Ovalle, Santoro e Miranda.

Os acadêmicos também estarão representados pelas músicas "Azulão", do compositor Jayme Ovalle, com poesia de Manuel Bandeira, e "Retrato", de Ronaldo Miranda, com letra de Cecília Meireles. A escritora foi distinguida pela ABL em 1938 com o Prêmio Olavo Bilac e com o Prêmio Machado de Assis, postumamente, em 1965.

Em foto colorida, o cantor lírico Bruno de Sá posa para a câmera
O cantor lírico Bruno de Sá - Divulgação

PROGRAMAÇÃO DO II FIMA

No dia 4 de março, o festival estará no Palácio do Catete, no Rio, apresentando a soprano Daniela Carvalho, com os comentários do pesquisador e historiador do museu do palácio, Marcus Macri. Já no dia 18 de março, celebrando os 180 anos de Petrópolis, o FIMA acontecerá no Palácio Imperial. O coral dos Canarinhos de Petrópolis, que comemora os 80 anos de sua criação, irá apresentar, acompanhado ao piano pelo maestro Marco Aurelio Licht, um programa de música coral da época do Império, trazendo obras de Marcos Portugal, Mozart, Verdi, Offenbach e Carlos Gomes, com comentários de Maurício Vicente Ferreira Júnior, diretor do museu.

Em de janeiro, o festival embarca para a capital do Pará, onde será recebido no Palácio Lauro Sodré, em Belém, com apresentação da mezzo-soprano Carolina Faria e da pianista Ana Maria Adade. Já os comentários estarão a cargo do historiador e professor da UFPA (Universidade federal do Pará) Aldrin Figueiredo. Já em abril, o FIMA chega ao Palácio dos Leões, em São Luís (MA), com participação do violonista Paulo Martelli, trazendo obras de Bach, Fernando Sor e Villa-Lobos. Em maio, finalmente será a vez de Ouro Preto (MG) receber o festival.

A experiência do segundo FIMA também poderá ser vivida virtualmente. Além de toda programação presencial, haverá exibição online dos concertos (filmados em formato tradicional e em 360º), lançamento de websérie, com notas de programa sobre os concertos e entrevistas com os convidados, além de um podcast com os músicos e palestrantes.

As realizações do festival contemplam, também, aulas magnas de música gratuitas, presenciais ou remotas, com artistas convidados para o evento e o "FIMA na Escola’’. Esta última é uma ação educacional para alunos da rede pública do município do Rio de Janeiro, com o objetivo de sensibilizar crianças, estimulando novos caminhos de valorização de suas identidades culturais.

Veja, a seguir, o programa do concerto de abertura do II FIMA, com o sopranista Bruno de Sá e Priscila Bonfim, ao piano.

ALESSANDRO SCARLATTI (1660-1725)

Da Serenata "Il Giardino d’Amore"

Ária "Se Come Dolce e Vago"

RICCARDO BROSCHI (1698-1756)

Da Ópera "Artaserse"

Ária "Son Qual Nave Ch'agitata"

NICCOLÒ PICCINNI (1728-1800)

Da Ópera "La Buona Figliuola"

Ária "Furie di Donna Irata"

WOLFGANG AMADEUS MOZART (1756 - 1791)

Da Ópera "Le Nozze di Figaro"

Ária "Dove Sono"

JULES MASSENET (1842-1912)

Da Ópera "Chérubin"

Ária "Je Suis Gris! Je Suis Ivre!"

MODINHAS IMPERIAIS

Compilação de Mário de Andrade

"Róseas Flores D’alvora"

"Lundum" para piano

"Ultimo Adeus de Amor"

CLAUDIO SANTORO (1919-1989)

"Acalanto da Rosa"

Letra: Vinicius de Moraes

HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959)

Letra: Ruth V. Corrêa

"Bachianas Brasileiras No.5"

Ária "Cantilena"

"Floresta do Amazonas - Melodia sentimental"

Letra: Dora Vasconcellos

JAYME OVALLE (1894-1955)

"Azulão op. 21"

Letra: Manuel Bandeira

ANÔNIMO

Arr. Radamés Gnattali (1906-1988)

"A Casinha Pequenina"

RONALDO MIRANDA (1948 - )

"Retrato"

Poema: Cecília Meirelles

CONCERTO DE ABERTURA DO II FIMA

ARTISTAS Bruno de Sá (soprano) e Priscila Bonfim (piano)

QUANDO Quinta-feira (20), às 18h30

ONDE Teatro Raimundo Magalhães Junior, Palacete Petit Trianon, sede da ABL (Academia Brasileira de Letras), r. Presidente Wilson 203, centro, Rio de Janeiro, tel. (21) 39742500

QUANTO Gratuito

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.