Na Corrida

Pé na estrada, mesmo quando não há estrada

Na Corrida - Rodrigo Flores
Rodrigo Flores
Descrição de chapéu atletismo

Precisamos falar sobre as meias

Patinho feio no universo do equipamento esportivo, as meias ajudam na corrida e recuperação do atleta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rodrigo Flores
São Paulo

Se você clicou neste texto imaginando que o tema seriam as meias maratonas, lamento. O assunto do post é bem menos glamuroso. Vou falar sobre outras meias – as peças de tecido para calçar os pés.

As meias são as coadjuvantes que ficam literalmente entre os dois grandes protagonistas deste esporte: os tênis e os pés. Uma espécie de triângulo amoroso em que o terceiro elemento só serve para cumprir uma função secundária. Elas carregam todos os ônus e nenhum bônus em uma corrida. Faça o teste: você só pensa nelas quando algo dá errado. Bolhas nos pés? Culpa das meias. Mas se o treino for bom, convenhamos, você nem vai lembrar que elas existem.

Essa reputação de patinho feio das corridas não é justa, e eu estou aqui para provar. As meias cumprem um papel importante. Por um lado, ajudam a absorver – e depois repelir – o excesso de suor dos pés. Por outro, podem auxiliar na circulação, estabilidade e recuperação da musculatura. Conforto e suporte concentrados em um pequeno pedaço de pano.

Triatleta usa meia de compressão durante prova na Europa
Triatleta usa meia de compressão durante prova na Europa - Reprodução/@compressport

"O atleta faz altos investimentos em relógios e tênis de alta performance. As meias fazem parte desse pacote de tecnologia do esporte", avalia Carlos Eduardo Maciel, diretor da Compressport, empresa suíça de meias de compressão. Sem abrir números, ele diz que o crescimento das vendas tem sido expressivo nos últimos meses. "A volta das corridas de rua aumenta a procura".

Abaixo, tento responder algumas perguntas frequentes sobre as subestimadas meias.

Quais são as melhores meias para correr?
A resposta é simples: aquelas que você gostar mais. Conforto é a palavra de ordem para escolher as melhores meias. Talvez o ponto mais importante – e negligenciado – sejam as costuras. Meias com costuras altas geram pontos de atrito do pé com o tênis. O resultado são as malditas bolhas.

E o tecido?
Meias de algodão costumam ser confortáveis, mas tendem a absorver mais umidade. Materiais tecnológicos com poliamida e elastano são mais "respiráveis", ou seja, facilitam que o suor atravesse a malha do tecido e não fique em contato direto com a pele.

O que são meias de compressão e quando usar?
Não confunda meia de compressão com meião de futebol – essas são meias normais, apenas mais longas. As meias de compressão são bem apertadas e feitas para ajudar na circulação sanguínea. De quebra, ela auxiliam na organização das fibras musculares.

"As meias de compressão agem sobre os músculos que estão sendo ativados na corrida, e o resultado é um aumento na resistência muscular", explica a ortopedista e traumatologista Ana Paula Simões, presidente da Sociedade Paulista de Medicina do Esporte e Exercício. Além de médica, Ana Paula é corredora de mão cheia, e sabe na prática o efeito desse equipamento.

Graças ao efeito positivo na circulação venosa, as meias ajudam a desinchar as pernas após treinos intensos, além de oferecer suporte extra para quem não está com o condicionamento físico em dia. Mas Ana Paula alerta: "Meias ajudam, mas não substitui nem compensa a falta de treinos".

As meias de compressão são indicadas para todo mundo?
Não há contraindicação para o uso desse tipo de meia em atletas. Só que elas são bem apertadas – e alguns corredores simplesmente não se adaptam a elas. Outro ponto de atenção é o preço: alguns modelos importados passam de 300 reais.

As meias de compressão vão melhorar o meu desempenho?
Provavelmente não. O benefício fica mais evidente depois do treino, por conta do menor período necessário para a recuperação da musculatura do atleta.

E você? Corre com qualquer meia ou investe em produtos específicos? Deixe seu comentário no campo abaixo ou escreva para blognacorrida@gmail.com. Também siga o Instagram @rodrigofloresnacorrida.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.