Nação churrasqueira

Muito churrasco, carnes e dicas gastronômicas

Nação churrasqueira - Larissa Morales
Larissa Morales

Sobras de carne do churrasco viram saboroso arroz carreteiro

Prato pode ser feito logo que evento acaba ou com as sobras congeladas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O arroz carreteiro, ou arroz de carreteiro, é um prato que teve sua origem no sul do país, mas que hoje em dia já está incorporado à culinária brasileira como um todo.

.
Arroz carreteiro feito com sobras das carnes do churrasco - Larissa Morales

Nasceu vindo da necessidade de alimentação dos mercadores dos pampas gaúchos que atravessavam estados, levados por carros puxados por bois —os carretos—, antes da proclamação da República.

Naquela época, o arroz carreteiro era preparado apenas com produtos que não precisavam de refrigeração, como o charque e o arroz, e que poderiam ser feitos em apenas uma panela de ferro.

Na versão moderna do prato incorporamos outros ingredientes como linguiça, tomate, salsinha e cebolinha, por exemplo.

Particularmente, prefiro aproveitar as sobras do churrasco para prepará-lo. Sabe aquela linguiça fatiada que ficou na bandeja, aquela carne que passou do ponto e ressecou, a asinha de frango pra qual ninguém deu bola?

Pois é, todas essas carnes são bem-vindas no arroz carreteiro. Costumo fazer meu arroz já no fim do churrasco, quando bate aquela fome e não tem mais o que comer.

E, se não for preparar no próprio dia ou no dia seguinte, você pode deixar tudo picadinho e congelar para fazer em outra ocasião. O sabor do churrasco fica preservado e, o melhor, sem desperdícios.


Arroz carreteiro com sobras de churrasco

INGREDIENTES

2 xícaras de arroz branco

2 tomates

1 colher de sopa de extrato de tomate

1 cebola

2 dentes de alho

350 g de qualquer carne que sobrou do churrasco picada (linguiça, carne suína, asinha de frango desossada, carne bovina em cubos)

Cebolinha

Salsinha

Azeite

Sal

PREPARO

Em uma panela já quente, coloque o azeite, a cebola e o alho e deixe fritar. Acrescente as carnes picadas, adicione os tomates e deixe cozinhar por 10 minutos na panela fechada, para as carnes ficarem macias. Coloque o arroz, misture e acrescente 4 xícaras de água fervente. Deixe ferver em fogo médio até que o arroz esteja cozido. Finalize com salsinha e cebolinha.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.