Normalitas

Espanholices, maravilhas do ordinário, brotos de brócolis

Normalitas - Susana Bragatto
Susana Bragatto

O caganer do presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os catalães são uma peña curiosa.

A escatologia, por exemplo, essa instituição pândega internacional.

Montam presépios de Natal e se cagam em deus (aqui, "em cago en Déu" é uma expressão corrente, com muitas variações criativas: cagar sobre a mãe, sobre a virgem e todos os santos, sobre o leite –sim, aquele –, e até sobre a puta de ouros, como dizia o avô de uma amiga, ou sobre teus mortos a cavalo, bordão do namoradinho de juventude de outra). Cantam canções natalinas e fazem bonequinhos cagando.

boneco de gesso de Lula
Boneco "caganer" do Lula - Reprodução/caganer.com


É isso, você vai na tradicional feira natalina de Santa Lucía, diante da catedral de Barcelona, e tem lá umas barraquinhas com o toldo coroado de um boneco gigante agachado com as calças arriadas sobre um indefectível toloto marrom brilhante. É o famoso caganer, personagem obrigatório do panteão natalino catalão.

Vai lá e pede quem você quiser: Trump, Putin, Tina Turner, tem até os independentistas catalães em pack promocional. Todo mundo confraternizando em torno de uma das atividades mais vitais do ser humano. Todo mundo de cu de fora, seja um anônimo casteller (personagem da cultura catalã que se refere aos ágeis malabaristas que formam os típicos castelos humanos em épocas de festas) ou o Frank Sinatra. A merda é universal.

Bonecos de gesso de médicos e enfermeiros cagando, típicos da cultura catalã
Bonequinhos "caganer" de médicos e enfermeiros - Reprodução/caganer.com


Ter um bonequinho caganer/cagante/cagando y cantando com a tua cara é uma honra. Significa que você alcançou um grau de fama e reconhecimento inelutável. Seja por que proezas for, é digno de ser moldado em gesso, pintado em acrílico, multiplicado e vendido para adornar um lar, agraciar alguém ou decorar algum presépio –lugar de honra do caganer que se preze, entre ovelhas e o Senhor mái djéezus sobre o qual também, nos lembremos, me cago, eu-tu-ele-nós-vós-etc nos cagamos. Ser um caganer é ter entrada pro OlimpoDosPopulares.

Boneco de Marilyn Monroe
Boneco "caganer" de Marilyn Monroe - Reprodução/caganer.com


Que o Lula seja uma figurinha caganer facilmente encontrável por aqui é um sinal.

Que eu não tenha encontrado o Bolsillonaro em nenhuma parte, mesmo depois de indagar, questionar, pedir, também. Suponho que cagar é pros bons. Caguemos, que constipação no mola (= não é legal). E, por cierto, feliz anus novus pra todus nosotrus.

Com amour e muita merda,

Su

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.