Novo em Folha

Programa de Treinamento

Novo em Folha - Editoria de treinamento
Editoria de treinamento

Jornal português lança página com reportagens em crioulo

Mensagem de Lisboa publica traduções semanais para idioma falado em países como Cabo Verde e Guiné-Bissau

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Guarulhos

A Mensagem de Lisboa, nativo digital português voltado para a cobertura de histórias da capital lusitana, tornou-se o primeiro veículo do país a publicar reportagens periodicamente em crioulo, idioma com forte tradição oral falado em diversas nações.

Com reportagens disponibilizadas quinzenalmente, o objetivo da empreitada, diz o próprio veículo, é prestar uma homenagem ao caráter cosmopolita de Lisboa. O distrito é morada da maior fatia de estrangeiros residentes em Portugal —abriga 285 mil dos mais de 662 mil, segundo as estatísticas oficiais mais recentes.

Foto mostra vista aérea de Lisboa, com prédios cortados por ruas, onde a iluminação amarelada se destaca. No fundo, é possível ver a ponte 25 de Abril, que corta o Rio Tejo. A imagem foi tirada no fim da tarde, por isso o céu está escurecendo.
Lisboa, distrito português que mais recebe imigrantes no país - Andreas Brücker/ Unsplash

Há, ainda, a tentativa de aproximação dos Palop (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), já que Cabo Verde e Guiné-Bissau, onde também fala-se crioulo, por exemplo, são a segunda e terceira nacionalidade com mais residentes em Lisboa —22,6 mil e 14,3 mil, respectivamente. Em primeiro lugar, assim como em todo o território português, está o Brasil, com mais de 71 mil residentes na capital.

Até aqui, cinco textos foram publicados em cioulo. Todas as reportagens podem ser acompanhadas nesta página. Elas versam, entre outras coisas, sobre cultura e moda, sempre com destaque para imigrantes e histórias de fôlego relacionados a Lisboa.

A realização do projeto foi possibilitada por uma bolsa concedida pelo programa europeu NewsSpectrum, voltado para o apoio à sustentabilidade de línguas minoritárias na União Europeia (UE), e pela parceria com o projeto cultural Lisboa Criola.

Lançada em 2020, já em meio à pandemia de Covid, a Mensagem de Lisboa é parceira da Folha no projeto "Onde se Fala Português", idealizado no último ano e voltado para a cobertura dos nove países que compõem a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.