Novo em Folha

Programa de Treinamento

Novo em Folha - Editoria de treinamento
Editoria de treinamento

The Intercept lança bolsas de reportagens sobre tecnologia e direitos

Programa é exclusivo para candidatos negros; inscrições vão até 6 de março

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Duque de Caxias (RJ)

Junto com a Data Privacy, a ONG Conectas Direitos Humanos e o Data Labe, laboratório de dados da favela da Maré, no Rio, o The Intercept está lançando bolsas de reportagens investigativas sobre tecnologia para pessoas negras.

Serão quatro selecionados, que receberão R$ 4.500 cada e deverão escrever matérias sobre como a tecnologia está sendo usada, pelo governo ou por empresas privadas, para ferir direitos.

Não é necessário ter formação em jornalismo, nem ter experiência na área.

Imagem mostra mulher negra com cara desfocada. De trás dela, saem seis mãos, todas segurando celulares. Neles, há imagens da mesma mulher, com efeitos de redes sociais.
Ilustração para o 'Especial sobre Afrofuturismo' da primeira turma de treinamento para jornalistas negros - Silvelena Gomes

A escolha dos beneficiados será feita por meio dos seguintes critérios: alinhamento com a proposta, relevância jornalística, possibilidade de impacto e mudança real no pós-publicação, ineditismo e/ou originalidade, comprovação documental (PDFs, áudios, vídeos, prints, etc)/entrevistas fundamentais, viabilidade de execução, diversidade de gênero e regional.

Numa primeira etapa, serão selecionados dez repórteres, que participarão de uma oficina sobre construção de pauta. Depois, os quatro bolsistas serão escolhidos.

As inscrições vão até o dia 6 de março e podem ser feitas pelo link https://theintercept.com/2022/02/14/intercept-lanca-bolsas-de-tecnoinvestigacoes-para-pessoas-negras/.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.